Ministério da Agricultura ouve demandas para solucionar dívidas, mas não garante anúncios na Expointer

As aguardadas medidas do governo federal para solucionar a dívida dos produtores rurais gaúchos, atingidos pelos eventos climáticos sucessivos, não estão garantidas para ocorrer ainda na 48ª Expointer. Entretanto, os principais anseios do setor começaram a ser ouvidos já no primeiro dia de feira, com a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Campos Júnior, que, ao lado dos superintendentes José Cleber Souza (do Mapa) e Milton Bernardes (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA), conversaram com entidades.

“O ministro Carlos Fávaro (Agricultura) nos pediu pela nossa visita aqui. Estamos conversando com todo mundo e recebendo todas as informações por parte das superintendências, além da conversa direta com o Farsul e a Fetag, para ter o máximo possível de informações e subsídios para ajudar na elaboração dessa proposta, para que nós consigamos tirar o produtor rural do Rio Grande do Sul dessa situação tão frágil”, destacou o secretário.

Para Campos Júnior, as cobranças recebidas durante as reuniões são consideradas justas e não são novas para o governo federal. Ele também confirmou a primeira proposta apresentada aos produtores, com aporte de R$ 10 bilhões e a prorrogação do pagamento das dívidas para sete anos, com carência de um ano. As entidades esperavam, no mínimo, R$ 25 bilhões e maior prazo para pagamentos. “Está aberta a possibilidade de ser alterada e nós estamos trabalhando nisso, para adequar o que é possível com aquilo que é necessário”, explicou.

O secretário confirmou que segue programada a vinda do ministro para a abertura oficial da Expointer, marcada para a próxima sexta-feira (5). A presença de Campos Júnior e dos superintendentes visa ouvir as demandas para buscar as soluções que serão apresentadas através de uma proposta do governo, mas não há confirmação de que isto ocorra até o final da semana, na presença de Fávaro. “Gostaria muito de poder falar que sim (será feito um anúncio), mas eu não posso dizer uma data em que será apresentada uma proposta”, ponderou.

Fonte: CP

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com