Chuva forte atinge o Rio Grande do Sul nos próximos dias, aponta MetSul

O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar dois episódios de chuva intensa, de acordo com a MetSul Meteorologia. As precipitações, que já começaram no domingo, devem se estender até o início da próxima semana, com potencial para volumes elevados em diversas áreas do estado.
Nesta terça-feira, o dia amanheceu com muitas nuvens e chuvas fracas em várias regiões, mais concentradas no Oeste e Sul do estado. Amanhã a instabilidade deve se intensificar com uma frente fria que se forma nas regiões Oeste e Sul durante a madrugada e manhã, trazendo chuvas, trovoadas e um baixo risco de temporais isolados, principalmente de granizo. A instabilidade também pode afetar áreas do Centro e Leste.
Na quinta-feira a frente fria avança por todo o estado, provocando chuvas em todas as regiões, exceto na fronteira com o Uruguai. Com o passar do dia, o tempo começa a melhorar no Oeste e Sul. Há risco de chuvas localmente fortes, trovoadas e temporais isolados.
O sol aparece entre nuvens, na sexta-feira, na maior parte do estado, mas ainda podem ocorrer chuvas isoladas em cidades do Norte e Nordeste, como no Alto Uruguai, Serra, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte.
A segunda onda de instabilidade começa no final do sábado, com chuvas concentradas na parte Norte do estado. Entre o domingo e a segunda-feira, a instabilidade deve se espalhar por todo o território gaúcho, com um risco maior de chuvas localmente fortes, especialmente na segunda-feira.
Modelos de previsão meteorológica, como o Icon (alemão), CMC (canadense), ECMWF (europeu) e Met Office (britânico), confirmam as projeções de chuva acumulada para os próximos sete dias, indicando volumes significativos para o estado.
Fonte: CP