Grêmio de Mano Menezes se movimenta entre dois modelos de sucesso recente

Que o futebol passa por um momento de transformação não cabe dúvidas. As incertezas estão, principalmente para os clubes brasileiros e especialmente para os gaúchos, no modelo de gestão. Enquanto alguns se dividem em adeptos ou avessos às SAF, em particular o Grêmio montado para o segundo semestre reúne semelhanças de dois times montados de forma completamente distinta: o atual Flamengo e o Botafogo campeão do Brasil e da América.
Marcelo Marques, o grande favorito para assumir a presidência do clube a partir do ano que vem, a julgar pelas recentes contratações, herdará um time experiente. O Grêmio, em tese ‘ideal’ de Mano Menezes, à espera apenas de Willian, terá média de idade de 30,5 anos.
“Com 37 anos, eu não sou o Willian de quando eu tinha 25 ou 27 anos, mas eu me sinto bem. Me sinto bem para jogar futebol. Chega uma certa idade que você começa a ganhar mais experiência e jogar mais com a cabeça. A idade, às vezes é só um número”, disse na apresentação o novo camisa 88.
O número da média de idade, em um primeiro olhar, pode assustar. No entanto, ao observar a construção da melhor equipe em atividade, verá que não é diferente, pois a média da formação ideal do Flamengo é de 30,2 anos.
O mais apressado pode dizer tratar-se de um elenco milionário e escolhido a dedo, o que facilita as coisas. Depende, pois para formar uma geração vitoriosa iniciada em 2019, o clube carioca ‘cortou na carne’ bem depois de se reorganizar administrativamente. ‘Na carne’ leia-se vendeu jogadores da base para poder contratar nomes afirmados. Lá atrás Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta, entre outros, e agora Saúl, Samuel Lino e Carrascal, para citar os últimos.
Por outro lado Léo Duarte, Matheus Sávio, Vinícius Souza, Yuri Cesar, Max Alves, Thuler e Matheus Gonçalves são exemplos desconhecidos de vendas milionárias realizadas na Gávea bem distante da marca “Craque o Flamengo faz em casa”. A lista de negociações dos últimos cinco anos fica à sombra de outra de cifras extraordinárias como as de Vini Jr, Paquetá, Reinier, João Gomes e por último Wesley, todas na faixa dos três dígitos. Ou seja, a base fortalece os cofres, mas não necessariamente o time pois a minoria destes jogadores é lembrada nos títulos recentes do clube.
O Botafogo histórico do ano passado, há algum tempo distante do modelo associativo, fez outro caminho. Investiu pesado em contratações criteriosas e montou o time campeão do Brasileirão e da Libertadores sem um único atleta formado em General Severiano. Nem entre os reservas. E desde lá negociou a metade depois da valorização.
Dupla representa o CT Eldorado
Sábado contra o Mirassol o atleta mais jovem entre os titulares do Grêmio estará de volta: Alysson, após cumprir suspensão no empate com o Flamengo no Maracanã, é o único abaixo dos 20 anos. E, ao lado de Arthur o estreante na Arena, a dupla tem formação nos campos de Eldorado do Sul.
Enquanto o volante retorna com a bagagem da Europa, o atacante busca um lugar ao sol para um dia ter a experiência do novo colega. Assim como no Flamengo, no Grêmio há diversos casos de rumos bem diferentes na carreira. O fenômeno de vendas cada vez mais cedo está ligado mais à voracidade do mercado que da resposta desportiva.
O torcedor que recorda de Pepê, Cebolinha, Luan, Pedro Rocha ou mais recentemente Cuiabano, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes pelos valores milionárias deixados por aqui talvez não lembre de outros nomes como Elias Manoel, Léo Chú, José Guilherme, Kaick e por último Igor Serrote. Da segunda lista de vendas, provavelmente, nenhum terminaria 2025 entre os titulares de Mano Menezes.
O GRÊMIO IDEAL | Idade
Tiago Volpi – 34
Marcos Rocha – 36
Noriega – 23
Kannemann – 34
Marlon – 28
Cuéllar – 32
Arthur – 29*
Alysson – 19*
Braithwaite – 34
Willian – 37
Carlos Vinícius – 30
(*jogadores da base)
FLAMENGO 2025 (idade)
Rossi – 32
Varella – 32
Léo Ortiz – 29
Léo Pereira – 29
Alexsandro – 34
Jorginho – 33
Saúl – 30
Arrascaeta – 31
Samuel Lino – 25*
Bruno Henrique – 34
Plata – 24
(*jogadores da base)
BOTAFOGO 2024 (idade)
John – 28*
Vitinho – 25
Bastos – 32
Barboza – 29
Alex Telles – 31
Marlon Freitas – 29
Grégore – 30*
Luiz Henrique – 23*
Almada – 23*
Savarino – 27
Igor Jesus – 23*
(*jogadores negociados)
Fonte: CP