Tapejara discute implantação de tecnologias naturais para tratamento de esgoto

Cuidar das águas e do meio ambiente é um compromisso que exige planejamento e união de esforços. Foi com esse propósito que, na terça-feira, 30 de setembro, a Prefeitura de Tapejara recebeu representantes da empresa Ambilog para apresentar e discutir projetos voltados ao tratamento de efluentes sanitários em duas microbacias do município.
O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal e contou com a presença do prefeito Evanir Wolff (Big) e do secretário de Desenvolvimento Rural, Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Bortoloto (Tilico), além de servidores e técnicos municipais.
Durante a reunião, a Ambilog apresentou o detalhamento técnico da implantação de dois projetos de Soluções Baseadas na Natureza (SbNs). A tecnologia utiliza zonas de raízes de plantas para filtrar e tratar os efluentes de forma natural e eficiente. Essa metodologia, já aplicada em outras regiões, alia inovação tecnológica à preservação ambiental. Em Tapejara, as ações estão previstas para a microbacia do Arroio Paramirim e a microbacia do Coroado. Os projetos já possuem licença prévia e aguardam a emissão da licença de instalação para o início das obras.
Segundo os representantes da empresa, a escolha das áreas leva em conta a importância hídrica dessas microbacias e o impacto positivo esperado com a recuperação da qualidade da água e do solo.
Fonte: Prefeitura de Tapejara