Com produção estimada em 40,9 milhões de toneladas, Rio Grande do Sul pode ter safra recorde de grãos

O Rio Grande do Sul pode alcançar uma safra recorde de grãos no ano agrícola 2025/26, caso as condições climáticas sejam favoráveis e as projeções da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) se confirmem.
A primeira estimativa para o novo ciclo, divulgada nesta terça-feira (14), indica uma produção de 40,9 milhões de toneladas, a maior já registrada no Estado desde 1976/77. A alta é de 13,7% em relação à safra anterior. O volume equivale a 11,5% da produção nacional, que também deve alcançar novo recorde, estimado em 354,7 milhões de toneladas.
O Rio Grande do Sul deve ser o terceiro maior produtor de grãos do País, atrás de Mato Grosso e Paraná. Embora deva ocupar o segundo lugar em área plantada, com 10,7 milhões de hectares e crescimento de 1,5%, a produtividade estadual tem sido impactada por fatores como a instabilidade climática. Mesmo assim, a nova projeção da Conab é considerada positiva, com destaque para a recuperação esperada da soja.
“Apesar dos desafios climáticos recentes, o Rio Grande do Sul se posiciona para uma safra promissora em 2025/26, com boa perspectiva de recuperação da soja, fortemente prejudicada na temporada passada. O desempenho dependerá, sobretudo, da estabilidade do clima nos próximos meses. Caso se mantenha a perspectiva desenhada pela Conab, o Estado poderá registrar um marco histórico na produção de grãos, reafirmando sua importância no cenário agrícola nacional”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Crescimento da soja
Um dos destaques é o crescimento expressivo da soja. A produção do grão no RS está estimada em 22,4 milhões de toneladas. O volume representa um aumento de 34,9% em relação à safra anterior. A área plantada pode crescer 1%, chegando a 7,2 milhões de hectares.
Fonte: O Sul