Comitiva gaúcha encerra viagem técnica aos Estados Unidos com acordo no setor de irrigação
No quarto e último dia de missão oficial ao Estado norte-americano de Nebraska, a comitiva gaúcha liderada pelo vice-governador Gabriel Souza divulgou nessa sexta-feira (24) um balanço das atividades. O roteiro incluiu visitas técnicas com foco em aspectos tecnológicos sobre gestão de recursos hídricos, agricultura sustentável e irrigação – alvo de um acordo de cooperação.
“O aprendizado adquirido durante a semana e os contatos estabelecidos reforçam o compromisso do governo em ampliar as áreas irrigadas e garantir maior segurança hídrica ao agronegócio no Estado”, ressaltou Souza em texto publicado no site estado.rs.gov.
Ele acrescentou: “Voltamos ao Rio Grande do Sul com resultados concretos dessa missão. Firmamos uma cooperação técnica com uma das maiores referências mundiais em gestão da água, o Daugherty Water for Food Institute, e abrimos novas possibilidades de investimentos no setor de irrigação”.
Pudemos conferir a importância de se aliar tecnologia, governança e sustentabilidade para enfrentar os desafios das estiagens”, destacou. “O aprendizado nos ajudará a aprimorar as políticas públicas e a atrair novas parcerias para garantir segurança hídrica e produtiva ao Estado.”
Na avaliação do grupo, o termo de engajamento assinado com a Universidade do Nebraska, referência mundial em gestão da água, foi um dos resultados mais promissores da missão. A parceria foi oficializada por meio da agência de fomento Invest RS, prevendo cooperação técnica, troca de dados e compartilhamento de pesquisas entre instituições gaúchas e o Daugherty Water for Food Global Institute (DWFI) – Centro de Inovação em Água e Alimentos da universidade norte-americana.
Fonte: O Sul
