Meteorologia aponta altos volumes de chuvas para a quinta e sexta-feira
O Rio Grande do Sul foi duramente castigado por altos volumes de chuvas em uma situação climática classificada como fora do comum. Um sistema praticamente estacionado sobre a linha central do Estado favorece o surgimento de nuvens carregadas, tempestades e chuvas. O ar quente do norte encontra o ar mais frio do sul, ficando bloqueado e causando esta situação atípica, que deve se romper a partir desta quinta-feira com o avanço, por fim, de uma frente fria. Esta frente fria não diz respeito a queda brusca de temperaturas,, embora reduza um pouco a mesma, mas sim seu principal efeito é o sistema chuvoso, que na atual situação causará mais transtornos, agravando a situação.
No aspecto, a cidade registra já uma quarta-feira de altos volumes com transtornos, mas terá uma quinta e sexta-feira de chuvas com volumes até mesmo superiores, tendo potencial para alagar áreas e causar transtornos. O analista do laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Aldemir Pasinato, o qual alertou para situações de alagamento em altos volumes de chuva durante um curto espaço de tempo. Os grandes volumes da quinta e sexta-feira terão de 80 a 100 milímetros por dia. No entanto, chuvas rápidas e volumosas de 40 a 50 milímetros em uma hora poderão ocorrer. Associado a isso há a possibilidade de temporais e granizo nestes dois dias.
Na imagem é possível ver, por cores, as áreas com maior volume de chuva acumulada representadas pelo vermelho, rosa claro e cinza. Nestas áreas são mais de 150 milímetros de chuva em dois dias, agravando muitas regiões que já sofrem pelas chuvas dos últimos dias
Fonte: RD Uirapuru