Brigada Militar ganhará veículos blindados do Exército para ações de segurança e resgate
O Exército doará seis veículos blindados à Brigada Militar (BM) para reforçar o combate à criminalidade e operações de resgate durante desastres climáticos. A medida foi articulada pelo deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), que se reuniu nessa sexta-feira (5) com o titular da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), Sandro Caron, e seu adjunto Mário Ikeda.
Procedentes dos Esquadrões de Cavalaria Mecanizada de Porto Alegre e Santa Maria (Região Central), os tanques militares são do modelo Urutu, que é também anfíbio. Essa característica é fundamental para o trabalho em áreas sob inundação, que dificultam ou mesmo impedem o acesso por outros modelos de veículos.
“O lote está em fase de adaptação para atender demandas de socorro e emergências do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque da Brigada Militar (BPChoque)”, relatou o parlamentar. Não foi informada uma previsão de chegada das unidades.
Esse processo foi detalhado pelo presidente da empresa Engesa, Nelinho Pozza. A fabricante dos blindados é também responsável pelas modificações necessárias à nova missão. Em maio, o mesmo modelo foi utilizado em áreas sob inundações durante as enchentes, inclusive em Porto Alegre, onde circulou por diversos bairros.
FONTE: O SUL.