Cerimônia de abertura da 12ª Expo Tapejara

0

Solenidade contou com a presença de autoridades do Estado.
Realizada a cada dois anos, a Expo Tapejara 2024 abriu a programação oficial na noite desta quinta-feira (08), da sua 12ª edição. Tomada pelo otimismo e esperança dos gaúchos, os organizadores esperam superar os negócios da edição anterior que foi de R$ 270 milhões. A feira acontece para potencializar o impacto econômico na economia local e regional, proporcionando inúmeras oportunidades e uma rede de conexões empreendedoras nos negócios, conhecimento, lazer e inovação. São estes os pilares que fundamentam a feira, realizada no Parque de Exposições Ângelo Eugênio Dametto, na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

A promoção é da Expo Tapejara Feiras e Eventos com apoio institucional da Prefeitura de Tapejara, Câmara de Vereadores, Acisat, JCI Tapejara e Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Calimero. O evento ainda conta com a parceria da iniciativa privada e o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet.
São esperadas cerca de 100 mil pessoas de hoje (08) até o próximo domingo (11). A programação inclui palestras que acontecem no Espaço Gestão, Exposição do Comércio, da Indústria, do Agronegócio e de Serviços, além de máquinas agrícolas, feirão de veículos, Espaço Inovação, Shows Nacionais, regionais e locais, Mostra Cultural, exposição do Cavalo Crioulo e uma ampla praça de alimentação.

Pronunciamentos
A Cerimônia de Abertura da 12ª Expo Tapejara resgatou a força e a pujança da comunidade Tapejarense. O município que comemora seus 69 anos, nesta sexta-feira (09) de agosto teve lembrada sua origem e desenvolvimento por meio de uma intervenção artística com o grupo Timbre de Galo que emocionou o público presente, lembrando o amor, a caridade do povo quando o Estado enfrentou a maior catástrofe ambiental. Com bravura fazer a roda da economia e do empreendedorismo girar. Ao final, o grupo entoou a canção Céu, sol, sul, terra e cor.

O presidente da 12ª Expo Tapejara, Jeferson Favretto, deu as boas-vindas aos expositores, visitantes, autoridades e à comunidade. “É uma honra receber todos vocês. Chegou o grande dia. Estamos há dois anos trabalhando para este momento. Começamos com frio, chuva mas com muita gente e um ótimo movimento. O presidente destacou as projeções de negócios, agradeceu os 250 expositores, a busca pelo conhecimento. “Tapejara é uma terra de entidades fortes. Agradeço o Poder Público, Acisat, JCI e ao Cavalo Crioulo juntamente com os patrocinadores, apoiadores e o aporte da LIC e da Lei Rouanet. Em especial os voluntários. Tapejara é “Terra do empreendedorismo, das oportunidades e quem possamos colocar mais um adjetivo: do voluntariado. Espero que todos desfrutem das Conexões empreendedoras, negócios, lazer e inovação”, disse o presidente.


Em nome do Poder Executivo, o procurador geral do município Leonardo Frigeri, agradeceu as entidades e o trabalho em rede. “Tudo aqui foi preparado com muito carinho para acolher a todos”, disse ao cumprimentar os empresários e a organização da feira.
Representando o governador do estado Eduardo Leite, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella, destacou a capacidade de organização da Expo Tapejara das comissões e dos mais de 100 voluntários. Agradeceu o empenho dos tapejarense e a contribuição para que o Estado possa fazer a retomada da economia. “Parabéns Tapejara pelos 69 anos. Vida longa a Tapejara e a seus habitantes”, desejou.

Em nome da Assembleia Legislativa do RS, o deputado estadual e vice-presidente da AL Paparico Bachi, parabenizou o município pela pujança e destacou a obra de ligação asfáltica entre Tapejara e Charrua. Ele desejou sucesso aos organizadores e agradeceu o convite em nome do presidente da AL Adolfo Brito.

O secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, disse que Tapejara é uma terra que inspira e que demonstra todos os dias como crescer e se desenvolver. “Estamos celebrando um grande evento, uma expo que certamente trouxe inúmeros desafios. “É aproximando, unindo, juntando um pouco de cada pensamento que estamos reerguendo nosso Rio Grande. Santini também enalteceu o aporte da SDR para fomentar a realização do Pavilhão da Agricultura Familiar e enalteceu o trabalho da Emater local.

O secretário adjunto de Estado da Cultura, Benhur Bortolotto, mencionou ser um orgulho ver a prosperidade de Tapejara. “Sou filho e neto de tapejarenses. É uma honra patrocinarmos a parte cultural deste evento. A Secretaria de Cultura se orgulha em participar e fomentar da Expo Tapejara junto com as empresas parceiras”, mencionou.

O presidente da Acisat, André Luiz Scuro, deu as boas-vindas aos participantes da cerimônia. “Pessoas fortes criam uma terra forte com muita prosperidade. Tapejara se abre para fazer conexões empreendedoras. Teremos a maior Expo Tapejara de todos os tempos”, salientou.

Em seu discurso, o presidente da JCI Tapejara, Rafael Sager Lucion, destacou a presença atuante da entidade em 42 anos em Tapejara, criando oportunidade e sendo uma escola prática de liderança onde os membros tornam a sua comunidade melhor. Ele destacou a idealização da 7ª edição do Espaço Gestão Neorgan, liderada pela JCI Tapejara. Citou ainda o poder do trabalho em equipe e a colaboração entre as entidades.

Ênio Correia, presidente do Núcleo Calimero de Cavalos Crioulos comentou sobre a importância da criação do Núcleo para dar suporte à Feira. “Tomamos proporções maiores do que imaginávamos. A Associação Brasileira de Cavalos Crioulos existe desde 1932. Movimentamos R$ 1,3 bilhão por ano neste negócio. O cavalo é parte importante do agro brasileiro, nesta edição inovamos com a realização do leilão de cavalos crioulos. Ele convidou a todos para que visitem o Espaço durante a feira.

O Hino Rio Grandense foi apresentado pelos músicos Josimar Sauer e Diego Hubler com a entrada da bandeira do Rio Grande do Sul, conduzida por representantes do CTG Manoel Teixeira, Enzo Gustavo Madalóz Romansin, 3º Piá do Rio Grande do Sul e Martina Bergamin Spagnol Teixeira, 1ª prenda mirim do CTG Manoel Teixeira.

A Expo une o esforço conjunto entre as instituições promotoras com o aporte das empresas: Adubos Coxilha, Agrodanieli, Pietrobon, Plasbil, Grupo Bianchini, Coprel, Sicredi, Banrisul, Corsan, Cotapel, Farmácias São João, Stara, Rota Agrícola, Postos Kaninha, Sicoob, SLC Jhon Deere, Italac, Javali, Oregon, Avioeste, Badesul, Euro Bier e Neorgan, Secretaria de Cultura do Estado e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Rio Grande do Sul.


: Fonte: Agência de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com