Nos pênaltis, Grêmio perde para o Fluminense e é eliminado da Copa Libertadores da América
O Grêmio está eliminado da Copa Libertadores da América. Após derrota no tempo normal por 2 a 1 para o Fluminense na noite desta terça-feira (20), o Tricolor perdeu nos pênaltis e deu adeus à competição continental. Os gols da partida disputada no Maracanã foram marcados por Thiago Silva e Jhon Arias, para os cariocas, e Gustavo Nunes para o Tricolor gaúcho. Agora, resta a disputa do Campeonato Brasileiro ao elenco treinado por Renato Portaluppi. O próximo compromisso será neste domingo (25), em Santa Catarina, diante do Criciúma.
A partida
Disposto a sair classificado do confronto, o Fluminense começou a partida de maneira intensa empurrando o Grêmio para o campo defensivo. Renato optou por mudar a estratégia da primeira partida e colocar três zagueiros e três atacantes. Sem meio de campo, a equipe gaúcha foi facilmente batida na primeira etapa. Precisando de pelo menos uma vitória simples para levar a eliminatória à disputa de pênaltis, o time carioca já vencia por 2 a 0 aos 27 minutos do primeiro tempo.
Aos 15, o capitão Thiago Silva marcou seu primeiro gol desde o retorno ao Fluminense, subindo sozinho de cabeça após escanteio cobrado por Jhon Arias. Destaque do time, o colombiano voltou a aparecer dez minutos depois, ao finalizar para defesa parcial de Marchesin. Na sequência, Dodi tirou a bola do gol com o braço, e o VAR chamou o árbitro para marcar pênalti.
O próprio Arias cobrou e marcou o segundo gol, para delírio da torcida presente ao Maracanã. Na etapa final, o Grêmio precisou marcar duas vezes para valer um. O zagueiro Jemerson chegou a comemorar aos 25 minutos, mas o árbitro de vídeo apontou um impedimento ajustadíssimo. Seis minutos depois, porém, não teve jeito. Monsalve fez bela jogada individual pela direita, venceu John Kennedy e cruzou rasteiro. A bola desviou em Felipe Melo e Fábio até aparecer limpa para Gustavo Nunes marcar e levar a decisão aos pênaltis.
As cobranças alternadas de pênaltis iniciaram promissora para o Tricolor gaúcho. Ganso chutou no poste e Reinaldo deslocou Fábio. Porém, dali em diante, a figura do arqueiro de 43 anos se sobressairia perante os jogadores do Grêmio. Thiago Silva, John Kennedy, Lima e Arias converteram para os cariocas. Monsalve converteu a sua mas de nada adiantou. Nathan e Cristaldo pararam em Fábio que, com duas grandes defesas, levou o Fluminense para as quartas de final da Libertadores da América.
– Ficha técnica
– Escalação do Grêmio
Marchesín; Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann (Cristaldo); João Pedro, Villasanti, Dodi (Monsalve) e Reinaldo; Pavon (Gustavo Nunes), Soteldo (Nathan) e Braithwaite (Aravena). Técnico: Renato Portaluppi
– Escalação do Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Felipe Melo), Guga (Esquerdinha); André, Martinelli (Nonato) e Ganso; Arias, Serna (Lima) e Kauã Elias (John Kennedy). Técnico: Mano Menezes.
– Arbitragem
Andrés Matonte (URU), Nicolas Taran (URU), Pablo Llarena (URU) e Christian Ferreyra (URU).
Fonte: O Sul