Água Santa: Confronto indígena
Na tarde de quarta-feira (04/08), por volta das 14h20, ocorreu um confronto entre grupos rivais na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa.
O conflito envolve a disputa pelo cacicado entre o grupo que apoia o cacique atual e o grupo rival que não aceitou essa situação.
Quando o 3º Batalhão de Polícia de Choque estava em apoio ao Conselho Tutelar dentro da área indígena, a fim de verificar uma denúncia referente a crianças no grupo rival, os apoiadores do cacique aproveitaram a ocasião para tentar retirar móveis e expulsar os oponentes.
Diante disso, houve um confronto, inclusive com o uso de armas de fogo, provavelmente espingardas, sendo necessária uma intervenção mais enérgica por parte da tropa de Choque, com o uso de agentes químicos para dispersar os grupos em conflito.
Disparos de armas de fogo foram ouvidos vindos da mata em direção às casas próximas à estrada. Além disso, rojões foram lançados, causando grande agitação na comunidade.
Dois indígenas foram encaminhados ao Hospital de Tapejara para atendimento médico, feridos por disparos de arma de fogo provenientes do grupo rival.
A Brigada Militar segue atuando na Terra Indígena para a preservação da lei e da ordem, garantindo os direitos dos moradores da aldeia.
Está prevista uma reunião entre as lideranças e representantes da FUNAI na Terra Indígena, sob a segurança do 3º Batalhão de Choque, com o objetivo de que os atos de violência cessem.
A Brigada Militar realizou os registros necessários, comunicando os fatos à Delegacia da Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para as demais providências cabíveis.
Por: Comunicação Social do 3º Batalhão de Polícia de Choque