Governos gaúcho e federal atuarão de forma conjunta no gerenciamento de obras contra enchentes no RS
Uma portaria assinada em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Eduardo Leite oficializou nessa terça-feira (17) a criação de um conselho gestor de projetos para modernização e construção de sistemas contra enchentes no Rio Grande do Sul. O colegiado terá a participação de três integrantes do Executivo estadual e dois do federal.
A medida já havia sido antecipada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, dias antes, ao apresentar novo balanço das ações federais de ajuda ao Estado. Na lista estão o planejamento, contratação e execução das iniciativas por parte do governo gaúcho, incluindo o compartilhamento de informações entre as duas partes. O aporte previsto é de ao menos R$ 6,5 bilhões em recursos federais.
De acordo com informações da Agência Brasil, o conselho será integrado pelos ministros da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social, em parceria com o governador gaúcho e dois secretários estaduais vinculados à reconstrução do Rio Grande do Sul.
Dentre as obras a serem viabilizadas estão diques de proteção em Eldorado do Sul (Região Metropolitana) e no Arroio Feijó, que protege Porto Alegre e Alvorada (Região Metropolitana da Capital) contra as cheias. Após as rubricas no Palácio do Planalto, Eduardo Leite enfatizou: “Essa governança é muito importante, pois são obras complexas e que levarão tempo para serem executadas”.
Na sequência, o governador participou de reunião no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Pauta: o andamento da contratação de projetos para reconstrução de pontes afetadas em maio pela maior tragédia climática já ocorrida no Rio Grande do Sul.
Fonte: O Sul