‘Vamos trabalhar para devolver ao torcedor a liberdade de acompanhar o seu time no estádio bebendo uma cervejinha’, diz secretário de Esporte do RS

0

Carlos Corrêa / Interino

Foi nas arquibancadas do estádio Olímpico e depois da Arena, com um chapéu e uma bandeira, que Juliano Franczak tornou-se mais e mais conhecido dos gremistas. Anos depois, o Gaúcho da Geral, como é chamado, fez uma transição nada rara do esporte para a política. Elegeu-se deputado estadual em 2018 e reelegeu-se em 2022.

Após as eleições municipais do ano passado, com o reordenamento das pastas projetando o pleito de 2026, o deputado do PSD virou secretário. Sucedeu outro gremista notório, o ex-goleiro Danrlei, e agora comanda a Secretaria do Esportes e Lazer do RS. A coluna conversou com Franczak para saber mais dos planos dele na secretaria para os próximos anos. Confira:

O senhor assumiu a secretaria na metade do mandato do governador, portanto, tendo que dar continuidade aos projetos em andamento. Por outro lado, é tempo suficiente para deixar a sua marca. Quais os desafios e dificuldades neste sentido? Existem projetos em andamento que podem ser revistos?

Os desafios são imensos e já estamos encarando eles com todas as forças. Vamos dar continuidade aos projetos que já existem e implementar outros com o passar do tempo. O mais importante é fortalecer o esporte gaúcho. Em poucos meses de trabalho, por exemplo, junto ao governador Eduardo Leite, vamos bater o recorde de investimentos no programa “Avançar mais no Esporte”. Serão R$ 154 milhões investidos em 506 projetos, beneficiando 354 cidades. Um golaço para os espaços públicos voltados ao esporte e lazer no nosso Estado.

A sua imagem é muito ligada ao Grêmio, e por consequência ao futebol. Mas em suas redes sociais o senhor tem destacado que outras modalidades devem receber tanta atenção quanto. O que o senhor destaca neste sentido?

Vivo o futebol muito intensamente, mas tenho a consciência de que o Poder Público deve investir em todas modalidades. Através de programas como Avançar, Pró-Esporte, Segue o Jogo, Bolsa Atleta, entre outros, estamos trabalhando muito por todos os esportes, fomentando os atletas, os projetos e transformando vidas.

Um de seus Projetos de Lei trata da volta da venda de bebidas alcoólicas aos estádios. Agora, como Secretário do Esporte e Lazer, dará ainda mais atenção ao caso? O que o cargo pode auxiliar neste sentido?

A lei que proíbe o uso de bebidas não surte o efeito desejado, já que a venda acontece a poucos metros do portão de entrada. A liberação apenas permitirá que o consumo ocorra no lugar mais seguro, que é dentro do estádio. Com câmeras de segurança, biometria, lixeiras, banheiros, estrutura adequada e comércio formal, gerando tributos e receita ao Estado, além de aumentar em até 50% a arrecadação dos clubes do Interior, principais prejudicados depois da proibição. Vou seguir lutando pela liberação com a mesma intensidade de quando era deputado estadual. Ser parte agora do Executivo pode sim adiantar as questões.

A Assembleia Legislativa chegou a aprovar o projeto autorizando o retorno da comercialização das bebidas nos estádios em 2019, mas o texto recebeu o veto do governador Eduardo Leite. Visto que ele segue no cargo e agora o senhor faz parte do seu secretariado, acredita que a situação pode mudar?

Junto ao governador Eduardo Leite, vamos construir uma solução que seja viável e tenha a anuência do Executivo, dos órgãos de segurança e justiça, bem como da Assembleia Legislativa. Com responsabilidade, vamos trabalhar para devolver à liberdade para o torcedor gaúcho acompanhar o seu time do coração no estádio bebendo uma cervejinha.

Uma vez que o senhor é um torcedor símbolo do Grêmio, não posso perder a oportunidade de perguntar. Está otimista para a temporada 2025? Quais suas expectativas para o ano?

O Renato Portaluppi é o nosso maior ídolo, mas penso que o fim desse ciclo foi bom para todos. O (técnico) Gustavo Quinteros até agora trouxe boas impressões, um sujeito sério e trabalhador. Mas temos que reforçar o elenco com pelo menos quatro jogadores que venham para ser titulares. Reforçando o sistema defensivo, podemos ser competitivos. A torcida, como sempre, estará ao lado do Grêmio.

Fonte: CP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com