Suárez retorna como titular do Grêmio para acabar com jejum de gols
Para a partida contra o Cruzeiro, no domingo, às 19h, na Arena, o Grêmio terá o retorno do seu artilheiro na temporada: Luis Suárez. Com 16 gols em 36 partidas, o centroavante uruguaio foi desfalque na última rodada, na derrota para o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, já que precisou cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A fase, porém, não é das melhores. O camisa 9 não marca há oito jogos.
O último gol foi diante do Coritiba, na Arena, na goleada por 5 a 1, no dia 25 de julho. Caso não marque contra o Cabuloso, pela 21ª rodada do Brasileirão, Suárez vai igualar a sua pior sequência por clubes, que é de nove jogos sem fazer um gol. Isso aconteceu em duas oportunidades ao longo da sua carreira: no Groningen, da Holanda, em 2006, e no Atlético de Madrid, da Espanha, entre o final de 2021 e o início de 2022.
Mesmo que o momento de Luisito não seja tão positivo, a sua presença em campo eleva o rendimento do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Em 15 jogos que o camisa 9 esteve presente, o Grêmio somou 60% de aproveitamento, com oito vitórias, três empates e quatro derrotas, além de uma média de 1,6 gols por partida. Já sem o Pistolero, os gaúchos conquistaram 50% dos pontos. Em quatro jogos, foram duas vitórias e duas derrotas, também caindo a média para 1,2 gols por partida.
Outro dado curioso na artilharia de Luis Suárez é que nenhum gol foi marcado longe do Rio Grande do Sul. Dos 16 tentos anotados, 14 foram na Arena. Os outros dois foram no interior do estado, na disputa do Campeonato Gaúcho: diante do Caxias, no Centenário, e do Ypiranga, no Colosso da Lagoa.
Além das bolas na rede, o centroavante já contribuiu com dez assistências, sendo algumas delas como visitante Brasil afora. Até para tentar não sentir tanto a falta de Suárez, quando o uruguaio não puder atuar, o Grêmio foi ao mercado na janela de transferências e contratou João Pedro Galvão por empréstimo, do Fenerbahçe, da Turquia. Na rodada mais recente, contra o Santos, o camisa 11 foi titular, mas pouco conseguiu contribuir e foi substituído por André Henrique no segundo tempo. A passagem do camisa 9 por Porto
Alegre tem data para terminar: dia 31 de dezembro de 2023. No próximo ano, ele deve rumar para os Estados Unidos.
Fonte: CP