Candidatos a conselheiros tutelares de Tapejara são apresentados à comunidade
Na noite de terça-feira (29), um evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tapejara (Comdicat) marcou a apresentação oficial dos nove candidatos a conselheiros titulares de Tapejara. A cerimônia ocorreu no salão do Grupo Integrado da Terceira Idade de Tapejara (Giti) e contou com a presença dos próprios candidatos, seus familiares, representantes da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, membros do Conselho, secretários, coordenadores e servidores municipais, vereadores e membros da comunidade.
Durante o ato, cada um dos candidatos teve a oportunidade de se apresentar e discursar sobre suas propostas, tendo um tempo máximo de três minutos para fazê-lo. A presidente do Comdicat, Valéria Lamb, também fez uso da palavra, destacando a importância da jornada que os candidatos estão prestes a enfrentar. Ela também enfatizou a relevância do Conselho, explicando que o órgão atua na orientação, deliberação, controle e cooperação para garantir a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes do município. O Comdicat foi criado em 2015 e é composto por 18 conselheiros titulares, sendo nove deles representantes de entidades governamentais e outros nove representantes da sociedade civil, todos com seus respectivos suplentes.
Além disso, o Comdicat desempenha funções como a renovação dos registros das entidades que atendem crianças e adolescentes, a promoção e divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o monitoramento de políticas públicas e a cobrança do Poder Executivo quanto à implementação de programas e projetos voltados para esse público.
O conselho também é responsável por debater políticas públicas relacionadas à infância e juventude, fiscalizar programas e projetos que atendam crianças e adolescentes, gerir os recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, analisar projetos apresentados e organizar as eleições dos conselheiros tutelares a cada quatro anos.
O coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Industrial e Comercial e presidente da Comissão Especial Eleitoral, Matheus Emanuel de Paula, também fez uso da palavra. Ele ressaltou a importância da eleição e o empenho de todos os envolvidos na condução do processo, desde a comissão até os candidatos. Matheus expressou o desejo de uma eleição bem-sucedida e exaltou a nobreza do papel dos conselheiros tutelares na proteção das crianças e adolescentes da comunidade.
A secretária de Assistência Social, Adriana Bueno Artuzi, enfatizou a relevância do trabalho dos conselheiros tutelares em proteger os direitos das crianças e adolescentes. Ela mencionou a parceria com outros órgãos e com a prefeitura e reiterou a responsabilidade do Conselho Tutelar em zelar pelo bem-estar das crianças e dos adolescentes.
O vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), representando o prefeito Evanir Wolff (Big), encerrou os pronunciamentos. Ele ressaltou a importância da eleição para o Conselho Tutelar, lembrando que a votação será realizada de forma individual, permitindo que cada eleitor escolha seu candidato preferido. Gipe incentivou a participação da população nesse processo democrático, e agradeceu aos candidatos pelo trabalho que estão dispostos a realizar em prol das crianças e adolescentes de Tapejara.
A eleição para os conselheiros tutelares de Tapejara acontecerá no dia 1º de outubro, na Escola Municipal Fernando Borba, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Será a primeira eleição a utilizar urnas eletrônicas, e os eleitores deverão levar um documento de identificação com foto (RG ou CNH). Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos que possuam título de eleitor em Tapejara.
Os nove candidatos são: Ana Laura da Silva (32); Helena de Linhares (34); Itamar dos Santos (43); Marivânia Padilha (42); Noemia Beatriz Baptista Nunes (36); Patricia Beé Stefini (37); Rosa Maria Ramos Braganholo (33); Rosangela Figueiredo (31); Sintia Sabrina Favretto (41). O mandato dos eleitos será de quatro anos, abrangendo o período de 2024 a 2028.