Grêmio perde de virada para o São Paulo no MorumBis

O Grêmio segue em má fase no Brasileirão. Depois de estar na frente no placar, o Tricolor gaúcho tomou a virada por 2 a 1 para o São Paulo na noite deste sábado, no MorumBis. Aravena abriu o escore, mas Arboleda e André Silva, em pênalti polêmico, encaminharam a vitória dos donos da casa no segundo tempo.
Com o resultado de hoje, Grêmio caiu para a zona de rebaixamento com nove pontos. Já o São Paulo deu um salto importante e alcançou a nona colocação com 12. O próximo compromisso do Tricolor gaúcho será contra o Bahia, no próximo domingo. Antes disso, decidirá uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil contra o CSA na terça-feira.
Contra-ataque solitário dá vantagem ao Grêmio
Em duelo de seis pontos, Grêmio e São Paulo entraram em campo no Morumbis para um “duelo de seis pontos”, em que uma eventual vitória valeria a fuga ou o ingresso na zona de rebaixamento. Sem Mano Menezes na casamata, liberado por contra uma tragédia familiar, o Tricolor contou com Sidney Lobo à beira do gramado.
Tentando se reencontrar na temporada, o Grêmio veio com novidades na escalação. Marlon retornou ao time na lateral esquerda, enquanto Monsalve recebeu a incumbência de ser criador da equipe. De cara, no entanto, o time gaúcho tomou um susto. Na saída de jogo, com apenas nove segundos o São Paulo já mostrou a que veio. André Silva chutou de fora da área e quase surpreendeu o goleiro Tiago Volpi.
Com o tempo, o Grêmio foi se acomodando melhor no jogo e conseguiu monitorar melhor as principais saídas do São Paulo. A partida, a partir dos 15 minutos, ficou mais brigada, com os dois times presos nas marcações. Ainda assim, o São Paulo era quem mantinha o controle do confronto, arriscando mais e levando mais perigo no ataque.
Aos 32 minutos, o São Paulo chegou de novo. Em cobrança de lateral rápida, a bola foi cruzada rasteira para Luciano, que ajeitou e bateu de sem pulo. Por sorte, Jemerson apareceu na hora certa para abafar o chute. Minutos depois, quando estava sendo pressionado, o Grêmio encontrou tudo o que precisava: um contra-ataque. Após um escanteio, a defesa tirou a bola e Pablo Maia errou o domínio.
Em seguida, um lançamento foi feito para Aravena. O atacante se aproveitou do mal posicionamento da zaga do São Paulo e saiu em velocidade para a grande área. Com tranquilidade, ele chutou rasteiro para abrir o placar e fazer 1 a 0 no Morumbis. O gol deu mais tranquilidade ao Grêmio, que acabou encontrando um caminho para sobreviver à pressão são-paulina.
São Paulo vira com pênalti polêmico
O cenário do segundo tempo seguiu semelhante ao primeiro: com o São Paulo em cima do Grêmio. A pressão do time da casa surgiu efeito antes dos dez minutos da etapa complementar. Em uma cobrança de falta, o zagueiro Arboleda subiu sozinho para empatar o jogo: 1 a 1. A partir daí, o Grêmio se obrigou a sair mais ao ataque, subindo linhas e arriscando mais. O contra-ataque já não era mais a única arma.
Aos 15 minutos, Sidney Lobo mexeu no time, promovendo as saídas de João Pedro, Villasanti e Alysson para as entradas de Ronald, Camilo e Pavon. As substituições até colocaram o GRêmio um pouco mais à frente, mas o time carecia de consistência. As tentativas de ataque esbarravam em erros individuais ou terminavam na intervenção da zaga do São Paulo.
Aos 30 minutos, o Grêmio quase chegou ao segundo gol. Em uma grande jogada, Amuzu lançou Marlon dentro da área, que sozinho, chutou rasteiro, mas não contava com uma grande de defesa de Rafael. Era uma das poucas chegadas mais fortes do Tricolor gaúcho em todo jogo.
Três minutos depois, em um lance despretensioso, Luciano recebeu a bola dentro da área e foi atingido por Camilo por um chute. Após análise do VAR, a arbitragem entendeu o lance como pênalti. Na cobrança, André Silva chutou com categoria e fez 2 a 1 no MorumBis.
O Grêmio ainda tentou buscar o empate, mas repetiu erros no ataque e não conseguiu criar lances para chegar ao segundo gol.
Brasileirão 2025 – 9ª Rodada
São Paulo 2
Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Marco Antônio (Pablo Maia depois Lucca), Alisson e Oscar; Ferreira, André Silva e Luciano. Técnico: Luis Zubeldía
Grêmio 1
Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti e Monsalve; Alysson, Aravena e Braithwaite. Técnico: Sidney Lobo.
Local: Morumbis, São Paulo
Fonte: CP