Gripe aviária: Veja lista atualizada de países que ainda restringem importações de carnes de aves do Brasil e do RS

A confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, levou países a restringirem a importação de carnes de aves do Brasil, em diferentes escalas, que variam desde a suspensão somente na cidade gaúcha até o país todo.
De acordo com a lista atualizada do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira, a mudança em relação ao levantamento dessa quarta, é que Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão do país todo e reduziram a restrição geográfica para o estado do RS. Veja abaixo como está a relação:
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
Suspensão para o RS: Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. A Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão do país todo e reduziram a restrição geográfica para o estado do Rio Grande do Sul.
Suspensão para o município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.
O governador do RS, Eduardo Leite, afirmou que foi concluída, nessa quarta-feira, 21, a limpeza e desinfecção da granja de aves localizada em Montenegro em que foi identificado foco de gripe aviária. Segundo Leite, o período de vazio sanitário de 28 dias, momento em que nenhuma ave pode ser colocada no local, começa a contar partir desta quinta-feira.
Fonte: CP