54 municípios gaúchos sofreram danos em função da chuva
Até o momento, 54 municípios registraram ocorrências e danos causados por tempestades, queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva, com transtornos associados como enxurradas e inundações. A Defesa Civil/RS comunica, através de nota enviada para imprensa, que está atuando para apoiar as comunidades atingidas com danos humanos e materiais pelo Rio Grande do Sul.
Na última madrugada, um dos municípios mais afetados foi Muçum, onde as forças de resposta do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar atuaram no resgate às pessoas ilhadas pela água que subiu rapidamente. Os bombeiros empregaram sete embarcações, enquanto o Comando Ambiental da BM utilizou outras três no salvamento das pessoas, realizado ao longo de toda a madrugada.
A Defesa Civil estadual também articulou junto ao Exército Brasileiro o apoio de outras três embarcações, que devem chegar à cidade por volta do meio dia de hoje. A entidade lamenta, na nota enviada à imprensa, as vítimas fatais de 3 cidades da região norte do RS. “Inicialmente, lamentamos a perda de quatro pessoas, vitimadas nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras, na região norte”, detalha o comunicado.
Com a melhoria das condições de voo, ainda pela manhã os helicópteros da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal estão sendo utilizados nas ações de apoio aos municípios afetados. A Defesa Civil estadual segue apoiando os municípios, no monitoramento dos riscos hidrológicos e, após a chuva, nas ações de ajuda humanitária que forem necessárias.
FONTE: CP.