Europa registra 46ºC em primeira onda de calor

Uma onda de calor escaldante atinge nesta segunda-feira (30) o sul da Europa, onde autoridades emitiram alertas para incêndios e cuidados com a saúde, advertindo que as temperaturas subirão mais uma vez.

Espanha, Portugal, Itália e França sofrem com uma onda de calor há dias, com temperaturas superando 40° C. No sábado, a Espanha bateu um recorde desde o início dos registros: os termômetros marcaram 46º C em Granada, Andaluzia, recorde para o mês de junho segundo a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).

O recorde anterior para o mesmo mês data de 1965, quando 45,2°C foram registrados em Sevilha, na mesma região. Os espanhóis também não tiveram trégua no domingo, que foi ‘o 29 de junho mais quente na Espanha como um todo desde pelo menos 1950’, segundo a Aemet.

Nesta segunda-feira, a agência meteorológica espanhola emitiu um alerta tanto para ‘temperaturas extremas’ quanto para tempestades, como as que ocorreram no domingo em Portugal. Os termômetros voltarão a marcar temperaturas máximas e mínimas nunca registradas para um mês de junho em várias partes da Península Ibérica nesta segunda-feira, segundo a Aemet.

Em Portugal, o termômetro atingiu 46,6° C em Mora, a cerca de 100 quilômetros a leste de Lisboa. Segundo a imprensa local, este é um recorde para um mês de junho, e o anterior também data de 60 anos.

O calor também afetou o mar Mediterrâneo, que teve sua temperatura de superfície mais quente já registrada para um mês de junho, a 26,01º C em média, segundo dados do programa europeu Copernicus analisados pela agência meteorológica francesa.

Fonte: O Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com