Passo Fundo terá aumento de leitos em programa custeado pelo Estado durante o inverno

O governo do Estado informou nesta semana que vai ampliar de 400 para 500 o número de leitos disponíveis para o Programa Inverno Gaúcho com Saúde.  Os 100 novos leitos vão reforçar a rede de saúde do Rio Grande do Sul nesta época do ano em que se verifica o aumento da demanda de pacientes com doenças respiratórias. O financiamento destes leitos será feito pelo Estado às instituições hospitalares. O valor total do investimento no estado será de R$ 16,9 milhões.  Este valor será pago em três meses e corresponde aos primeiros 191 leitos já abertos em 20 hospitais, sendo 47 deles de tratamento intensivo (UTI).  Também estão sendo abertos 142 leitos de suporte ventilatório pulmonar. Desses, 129 são destinados para pacientes adultos e 13 para pacientes pediátricos.

A Uirapuru acompanha desde o final de maio a pressão que a alta demanda por atendimento diante de quadros respiratórios está fazendo nos hospitais locais. Desde o final de maio a capacidade de atendimento dos hospitais opera acima de 100%. A Uirapuru entrou em contato com os dois principais hospitais da cidade para saber se o programa de ampliação atingirá a cidade.  O Hospital São Vicente de Paulo- HSVP informou que, neste momento, não terá ampliação de leitos dentro desta iniciativa estadual.  Porém, os leitos existentes na Emergência e UTI serão priorizados para o programa Inverno Gaúcho com Saúde.

Já o Hospital de Clínicas -HC informou que existem leitos em processo de regulação que estarão disponíveis em breve neste sistema do Estado. Serão 15 leitos clínicos adultos e 4 de UTI adulto, totalizando assim 19 leitos.  No momento eles ainda não estão operando.

Fonte: Uirapuru

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com