Lula descarta acordo de minerais críticos com os Estados Unidos: “Vou pegar para mim”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), descartou, nesta segunda-feira (28), durante agenda no Rio de Janeiro, um acordo de minerais críticos com os Estados Unidos.

“Esses dias eu li uma matéria que os Estados Unidos têm interesse nos minerais críticos do Brasil. Ora, se eu nem conheço esse mineral e ele já é crítico, eu vou pegar pra mim, por que eu vou deixar pra outro pegar?”, afirmou Lula.

“Nós temos 70% do nosso território e das nossas riquezas que não foram pesquisadas e nós temos que dar autorização pras empresas pesquisar sob o nosso controle. A hora que a gente dar autorização para uma empresa e ela achar, ela não pode vender e muito menos vender a área que tem o minério, porque aquilo é nosso, é de uma pessoa chamada povo brasileiro, que tem que ter o direito de usufruir dessas riquezas que essas coisas podem produzir”, continuou o presidente.

A fala ocorreu durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento integra o maior parque de geração a gás natural da América Latina com 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Fonte: O Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com