Vendas para o Dia dos Pais no Estado devem apresentar alta modesta, aponta a Fecomércio-RS

Diferentemente de agosto do ano passado, quando havia um forte impulso contextual para o aumento da comercialização no varejo gaúcho, o movimento esperado para as vendas do Dia dos Pais neste ano deve ter um desempenho contido na comparação com 2024, aponta a Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul).
“O Dia dos Pais foi a primeira data realizada no ano passado em contexto de menos anormalidade em função das enchentes. A injeção expressiva de renda na economia gaúcha e o impulso da reconstrução resultaram em crescimentos expressivos das vendas do varejo à época. Neste ano, por mais que tenhamos um quadro positivo e melhor que o ano passado do mercado de trabalho, não teremos o mesmo impulso. O movimento, que será importante para o varejo, deve resultar, em relação às vendas de 2024, em elevação modesta e heterogênea entre segmentos”, avaliou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Mesmo com uma base de comparação bastante elevada em função do contexto pós-tragédia, a entidade destaca o efeito positivo sobre a capacidade de consumo das famílias do quadro mais positivo do mercado de trabalho em relação ao ano passado. A análise também pontua a inflação menor na Região Metropolitana de Porto Alegre do que na média do Brasil nos últimos 12 meses.
Fonte: O Sul