Ciclone extratropical e frente fria se formam entre o Sul do Brasil e o Paraguai

Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical se organiza entre o Paraguai e o Sul do Brasil. Tecnicamente o ciclone e a frente fria só estarão completamente formados no final da noite desta segunda-feira, 8, ou na madrugada desta terça-feira, 9 de setembro.

ciclone extratropical se forma sobre o oceano, perto da costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, enquanto a frente fria se organiza pelo interior do Sul do Brasil e sobre o Paraguai.
A estimativa dos modelos de previsão do tempo feitos em supercomputador é de que a pressão mínima no centro da baixa pressão atmosférica desse ciclone extratropical alcance valores entre 980 e 990 hectopascais (hPa). Qualquer centro de baixa pressão atmosférica próximo ou abaixo de 1.000 hPa é considerado de forte intensidade e com potencial para causar fortes rajadas de vento, pois gera uma diferença de pressão atmosférica muito acentuada em pequenas áreas. Como o ciclone se forma sobre o oceano, as rajadas mais intensas.

Ventos fortes no Sul do Brasil

Por causa da proximidade com o ciclone extratropical, mesmo sobre o oceano, fortes rajadas de ventos podem ocorrer no Sul do Brasil. No mapa abaixo, as áreas coloridas represemtam áreas com o vento frequente. As rajadas pontuais podem ser maiores. Nas áreas em amarelo, o vento nesta terça-feira, 9 de setembro, deve soprar frequente com, velocidade entre 51 km/h e 70 km/h.

Fonte: Clima tempo

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Tenha meu site exclusivo Entrega em 48h

Tecnologia de ponta para sites ultrarrápidos, modernos e feitos para destacar sua autoridade no mercado digital.