Lula e Trump conversam sobre tarifaço por videoconferência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o colega norte-americano Donald Trump conversaram nesta segunda-feira sobre o tarifaço por videoconferência. A informação é da rede de notícias CNN e foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Questionado por jornalistas em Brasília, Haddad limitou-se a dizer que o “encontro foi positivo”.
Conforme Haddad, uma nota do Palácio do Planalto deverá ser emitida sobre a videoconferência. “Vocês estão perguntando para a pessoa errada. Ficou combinado de que uma nota virá pelo Palácio do Planalto. O encontro foi positivo”, disse.
Esse primeiro diálogo, conforme fontes do governo, não impede que um encontro pessoal entre eles ocorra até o fim do mês, na Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A reunião do grupo é anual e visa a promover o desenvolvimento na região do Sudeste Asiático. Os dois já confirmaram presença no encontro.
O contato entre os dois chefes de Estado foi agendado para as 10h. O encontro à distância foi mantido em sigilo pelo governo federal.
Lula e Trump chegaram a se falar rapidamente há três semanas na Assembleia Geral da ONU. Após o rápido contato presencial, o americano fez elogios ao político brasileiro. “Nos abraçamos. Ele parece ser um homem bom. Ele gostou de mim e eu gostei dele”, afirmou.
O presidente dos Estados Unidos chegou a até falar em um encontro com Lula na semana seguinte, mas isso não aconteceu até a videoconferência de hoje.
Fonte: CP