Produção de cogumelo com insumo incomum

Lucas Kehl Bauer, ex-jogador de vôlei profissional, mudou o rumo de sua carreira ao voltar para casa da família em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Motivado por um amigo, começou a pesquisar, ainda enquanto estava nas quadras do Cruzeiro, time de Minas Gerais, o cultivo de cogumelos orgânicos na serragem de madeira, resíduo abundante da fábrica de móveis do avô, Virgílio Kehl, fundada em 1974.

A fábrica de móveis da marca Germania produz peças com design próprio, em madeiras como touari, açoita-cavalo e a incomum uva japonesa (hovenia dulcis), espécie considerada invasora, difícil de exterminar, mas com padrões únicos.

Virgílio diz que hoje a empresa tem mais de 50% da produção com base na árvore de uva japonesa, muito bem aceita pelo consumidor, mas que, entretanto, gera uma serragem que a família tinha dificuldade em descartar.

Com o retorno de Lucas e a ideia de abrir a Du Organics, o problema foi resolvido. A serragem da uva japonesa é uma base excelente para a produção de cogumelos do tipo shitake, shimeji, pérola negra e juba de leão (este uma febre na internet, pelas propriedades que supostamente tem no funcionamento cerebral).

De acordo com o ex-jogador, o insumo usado permite a produção de 20 quilos diários do cogumelo, vendido diretamente a restaurantes da região da Serra e até em Porto Alegre.

Nordeste como cliente

A Du Organics também vende um blend de cogumelos com arroz arbóreo e temperos variados para preparação de risotos rápidos. O produto em pouco tempo se tornou o carro-chefe das vendas e já chega a muitos estados, em especial no Nordeste.

Um pavilhão cuidadosamente construído com recursos financiados pelo Sicredi – a família tem em seus primórdios um dos fundadores da primeira cooperativa de crédito do Brasil, na localidade de Linha Imperial, interior de Nova Petrópolis – permite a separação dos ingredientes, seu desenvolvimento e colheita o ano inteiro, sem depender de safra. Virgílio, orgulhoso do neto, afirma que o uso de serragem de uva japonesa aumenta em 20% o potencial produtivo dos cogumelos.

Hoje, o empreendimento familiar, além de rentável é um exemplo de sustentabilidade. A serragem descartada depois da colheita dos cogumelos também é vendida como adubo para os produtores rurais da região, forte no cultivo de hortaliças.

Fonte: CP

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Tenha meu site exclusivo Entrega em 48h

Tecnologia de ponta para sites ultrarrápidos, modernos e feitos para destacar sua autoridade no mercado digital.