Nobel de Economia é concedido a pesquisadores por estudos sobre o crescimento econômico impulsionado pela inovação

O Prêmio Nobel de Economia deste ano foi concedido ao holandês Joel Mokyr, ao francês Philippe Aghion e ao canadense Peter Howitt por seus estudos sobre o crescimento econômico impulsionado pela inovação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (13) pela Academia Real das Ciências da Suécia.

Mokyr foi reconhecido por identificar as condições necessárias para o progresso tecnológico sustentado, enquanto Aghion e Howitt receberam o prêmio pela teoria do crescimento baseado na chamada “destruição criativa” – processo em que novas e melhores inovações substituem as antigas.

Mokyr é doutor pela Universidade de Yale e atualmente é professor na Universidade Northwestern, em Illinois, nos Estados Unidos.

Aghion tem doutorado pela Universidade de Harvard, sendo professor na London School of Economics and Political Science, no Reino Unido. Já Howitt tem doutorado pela Northwestern University e é professor na Brown University, nos Estados Unidos.

Segundo a Academia, os vencedores do Nobel de Economia mostraram de diferentes formas que a “destruição criativa” gera conflitos que precisam ser administrados de maneira construtiva.

“Caso contrário, empresas consolidadas e grupos de interesse, temendo perdas, podem acabar bloqueando a inovação e freando o progresso econômico”, explicou a Academia.

“O trabalho dos laureados mostra que o crescimento econômico não pode ser dado como certo. Precisamos preservar os mecanismos que sustentam a destruição criativa, para que não voltemos à estagnação”, afirmou o presidente do Comitê do Prêmio em Ciências Econômicas, John Hassler.

Metade do prêmio de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,4 milhões) será destinada a Mokyr, e a outra metade vai ser dividida entre Aghion e Howitt.

Fonte: O Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Tenha meu site exclusivo Entrega em 48h

Tecnologia de ponta para sites ultrarrápidos, modernos e feitos para destacar sua autoridade no mercado digital.