Rio Grande do Sul registra em 2022 a maior taxa de suicídio da série histórica

0

Depressão, suicidio

O Rio Grande do Sul teve, em 2022, a maior taxa de suicídios registrada desde 2010, quando iniciou a série histórica. De acordo com dados preliminares, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), foram 1.560 mortes por suicídio no ano passado. O número equivale a uma taxa de 14,4 a cada 100 mil habitantes. O Estado registra historicamente as taxas mais elevadas do país.

É possível observar, durante o período, uma linha de tendência crescente para a taxa de mortalidade por suicídio. Entre o início e o fim do período, a taxa teve aumento de 4,49 casos a cada 100 mil habitantes, sendo a taxa de 2022 43,3% maior que a de 2010.

Anualmente, no mês de setembro, dedicado à reflexão sobre o suicídio como problema de saúde pública, a Secretaria da Saúde (SES) divulga o Informe Epidemiológico Suicídio e Lesão Autoprovocada. O documento expõe dados preliminares de 2022 sobre a mortalidade por suicídio no Rio Grande do Sul e no cenário nacional e mundial.

O informe recomenda aos gestores de saúde regionais e municipais que notifiquem os casos de suicídio. Também enfatiza o papel dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) e Atenção Secundária para a identificação do comportamento suicida, a fim de possibilitar uma avaliação de risco adequada e evitar que os casos evoluam.

O levantamento aponta ainda que, em 2021, o óbito ocorreu no próprio domicílio em 64,6% dos casos e, no hospital, em 10,3%.

FONTE: CP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com