Grêmio: sequência de jogos será decisiva para encaminhar vaga na Libertadores
A vitória contra o Palmeiras, na última quinta-feira, fez o Grêmio retornar ao G-4 do Brasileirão. De quebra, o time ainda voltou a sonhar com o título, após mais uma derrotad o líder Botafogo, e aumentou as chances de uma vaga direta na Copa Libertadores. Mas para isso, o time de Luis Suárez e companhia terá de confirmar a boa fase nos embates dos próximos 30 dias.
Serão 6 jogos decisivos em um período de um mês. Destes, três jogos serão contra equipes próximas na tabela do Campeonato Brasileiro. Ainda há o campeão da Copa do Brasil, São Paulo, e um Gre-Nal pela frente. Com 43 pontos, se conseguir uma boa sequência de resultados, o time de Renato Portaluppi pode encaminhar de vez a vaga na Libertadores do ano que vem, um dos objetivos do clube nesta temporada. No ano passado, o Corinthians fez 65 pontos e fechou o G-4. Ainda entraram direto na fase de grupos Flamengo e Athletico-PR com 62 e 58 pontos respectivamente. Como o time carioca foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores abriu a vaga direta ao Furacão.
O desafio começa com o Fortaleza no próximo sábado, dia 30, no estádio Castelão em Fortaleza. Com 38 pontos na tabela e com um retrospecto bom nos últimos cinco jogos, com 4 vitórias e apenas um derrota, a equipe treinada pelo argentino Juan Pablo Vojvoda não deve dar vida fácil ao Grêmio. O jogo também pode ser considerado um confronto direto por uma vaga na competição continental, já que apenas 6 pontos separam as duas equipes.
A vantagem do Grêmio poderá ser física, já que o Fortaleza disputa a semifinal Copa Sul-Americana, nesta terça-feira, 26, contra o Corinthians, enquanto o Grêmio descansa para o duelo. O time cearense deve ir com força máxima para o duelo em São Paulo na casa corinthiana.
Depois deste jogo, o Grêmio terá pela frente mais um Gre-Nal. Novamente, o Tricolor terá a vantagem de não ter jogos no meio da semana, ao contrário do Inter que terá jogado o segundo jogo da semifinal da Libertadores contra o Fluminense, quatro dias antes. Mesmo com o desgaste, o Inter deve ir com força máxima para o clássico.
O terceiro jogo será contra o Athletico-PR, outro adversário direto na busca pela vaga da Libertadores. A equipe paranaense está com 40 pontos, apenas três atrás do Tricolor. Mesmo com a ausência do craque Vitor Roque, lesionado após romper os ligamentos no jogo contra o Inter, o confronto promete ser complicado para o Tricolor.
Depois, o time de Renato joga contra o campeão da Copa do Brasil, o São Paulo. Com a vaga já garantida para a próxima Libertadores, o time treinado por Dorival Júnior deve vir com o que tem de melhor, já que a equipe está nas posições de baixo do Brasileirão e busca pontos para se afastar de vez do rebaixamento. Atualmente, a equipe paulista está com 28 pontos na 14ª colocação do Brasileirão, apenas três posições acima da zona da degola.
Após o São Paulo, o confronto será contra o Flamengo. Depois da perda do título na Copa do Brasil e de uma eliminação precoce na Libertadores, só restou ao time carioca uma vaga na competição continental e uma remota chance de brigar pelo título nacional. Por isso, o jogo previsto para 25 de outubro, na Arena, será de suma importância para os dois clubes.
O Grêmio encerra o mês de outubro contra o América-MG fora de casa, no dia 29. Apesar do jogo ser considerado mais fácil, o time mineiro ainda luta para escapar do rebaixamento.
Confira os próximos confrontos do Grêmio
30/09 – Fortaleza x Grêmio
08/10 – Inter x Grêmio
18/10 – Grêmio x Athletico-PR
22/10 – São Paulo x Grêmio
25/10 – Grêmio x Flamengo
28/10 – América-MG X Grêmio
Fonte: CP