Calor e chuvas frequentes poderão afetar produtividade do trigo na região
O clima gaúcho, pelo terceiro ano seguido, mostra-se desafiador para os produtores rurais. Se nos dois anos anteriores a situação foi de seca, em 2023 o excesso de chuvas já causa impactos na produção de inverno, em especial de trigo. A cultura, que precisa de dias frios, está sofrendo no campo com um clima atípico. O assunto foi abordado dentro do programa Cotações e Mercado, no último domingo.
Apresentado por Jair Ineri o programa reúne um time de cerealistas, engenheiros agrônomos e especialistas do agro, sempre destacando as últimas atualizações do setor. Falando sobre o assunto, o Engenheiro Agrônomo Claudio Doro disse que o trigo está atualmente na fase de frutificação com enchimento de grãos, precisando manter a área folhear.
A semana tem previsão de alternâncias de dias com chuvas, sol, temperaturas baixas ao amanhecer e em elevação na tarde./ Estas variações são diferentes de uma semana típica do início de outubro e poderão impactar na produção do trigo devido, principalmente, à baixa luminosidade e doenças causadas pelo excesso de chuva e calor. Para Doro, o momento é de atenção redobrada principalmente no fator doenças, já que clima não se pode controlar.
FONTE: RDUIRAPURU