Balsa vira durante travessia de rio na divisa de SC e uma pessoa desaparece
Uma balsa virou enquanto fazia a travessia no Rio Uruguai, na divisa entre Alto Bela Vista, no Oeste de Santa Catarina, e Marcelino Ramos (RS) nesta quarta-feira (18). De acordo com o Corpo de Bombeiros catarinense, uma pessoa que estava na embarcação desapareceu.
Duas outras pessoas que também estavam no local conseguiram sair da água. Não há informações sobre o estado de saúde delas.
Após o acionamento, por volta das 8h30, mergulhadores de Santa Catarina foram acionados para fazer buscas no rio. Os socorristas não informaram se as vítimas trabalhavam na balsa ou faziam a travessia. Também não houve confirmação se a ocorrência tem relação com a chuva na região.
Conforme os bombeiros de Pirituba, o trecho não possuiu ponte e, por isso, a balsa é o transporte para a travessia no trecho. Um caminhão era transportado na embarcação.
A região do oeste está em alerta por conta das fortes chuvas na região, que fez o nível do Rio Uruguai e os afluentes aumentasse. Algumas regiões da região registraram inundações.
A Defesa Civil destacou que deslizamentos podem ocorrer mesmo que não esteja chovendo, já que o solo segue encharcado. O órgão orienta que as pessoas fiquem atentas aos seguintes sinais:
- Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
- Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
- Rachaduras ou fendas em encostas;
- Rachaduras novas nas paredes;
- Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
- Muros e paredes estufadas;
- Estalos;
- Águas mais barrentas que o normal.
Fonte: G1