Rio Grande do Sul entra em nova sequência de dias chuvosos
O Rio Grande do Sul entrou em uma nova sequência de chuvas, que deve perdurar, pelo menos, até a próxima sexta-feira.
Somado a correntes que trazem ar mais quente, este sistema pode trazer dias de tempo severo, com risco de tempestades e altos volumes de chuvas acumuladas. Isso quer dizer que, até sexta-feira, algumas cidades da região norte do Estado poderão somar mais de 200 milímetros no acumulado.
A MetSul Meteorologia publicou a seguinte informação: “as projeções de chuva para os próximos sete a dez dias excedem – e muito – as médias de precipitação de novembro em diversas cidades. O que vai levar aos acumulados altíssimos será uma longa sequência de dias com precipitação. Projeta-se chuva todos os dias até o final da semana que vem, o que não significa vai chover em todas as cidades todos os dias até o fim da próxima semana.”
A MetSul também diz que “não se espera uma situação como a de setembro, quando em apenas 24 horas choveu 200 mm a 300 mm em vários pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, o que levou às inundações catastróficas no Vale do Taquari. Embora em alguns dias deva chover localmente forte a intensamente, com volumes em 24 horas de 50 mm a 100 mm ou mais, o que vai determinar os acumulados excessivos neste episódio será a soma de muitos dias chuvosos.”
Modelos de meteorologia de institutos europeus, amplamente usados pela meteorologia, apontam, na região de Passo Fundo, um acumulado de chuvas, de domingo (12) até a próxima quinta-feira (16) de 150 a 200 milímetros, no somatório dos dias chovidos.
Fonte: Rádio Uirapuru