Grêmio tem a 4ª pior zaga do Brasileirão e tenta superar problemas para buscar o título
Com 50 gols sofridos na atual edição do Brasileirão, o sistema defensivo ainda é um dos empecilhos do Grêmio na busca pelo título. Em 34 rodadas, a equipe só não sofreu gols em sete jogos, todos dentro de casa. É a quarta pior defesa do campeonato, somente atrás de América-MG, Coritiba e Santos com 71, 67 e 55 gols tomados, respectivamente.
Apesar disso, Portaluppi já tentou algumas alternativas para estancar o vazamento de gols. Sem conseguir escalar Geromel (com problemas no joelho ao longo do ano) e Kannemman juntos, o treinador já tentou a utilização de três zagueiros, durante quatro jogos em sequência, entre a 7ª rodada e a 11ª. Começou pelo Gre-Nal do primeiro turno em que o Tricolor venceu por 3 a 1. Assim como no clássico, tomou gols em todas partidas com esta formação.
Em seguida, de maneira temporária, Renato resolveu desfazer o esquema com três zagueiros após a goleada sofrida para o Flamengo, por 3 a 0, em jogo válido pela 10ª rodada. A formação voltou na 16ª rodada, na vitória de 1 a 0 contra o Atlético-MG, o único jogo em que o Grêmio não sofreu gols ao utilizar a trinca de defensores.
E mesmo com a dupla Geromel e Kannemann, o Grêmio não deixou de ter a defesa vazada. Das seis partidas em que atuaram juntos, o Tricolor só não tomou gol em uma, diante do Cruzeiro, na 21ª rodada. Na ocasião, os comandados de Renato venceram por 3 a 0.
Aposta no ataque
Se a zaga é um problema, o ataque compensa. Com Suárez e companhia, o Tricolor já fez 57 gols, o mais positivo do Brasileirão. “Eu gosto do futebol ofensivo, do futebol bem jogado e isso o meu time faz. A gente se expõe, mas a gente cria e faz muito gols também”, já declarou Renato.
Já que a equipe tomou gols em todos os jogos fora de casa, o Grêmio terá de contar ainda mais com o poder ofensivo para superar o Galo Mineiro e não ser ultrapassado pelo mesmo. O Grêmio é o n3º colocado do Brasileirão com 59 pontos. Com 57, o time mineiro ocupa a 5ª colocação.
Fonte: CP