Israel afirma que Hamas violou acordo de trégua e retoma os ataques contra o grupo terrorista
Israel anunciou que retomou as operações militares contra o Hamas após o grupo terrorista violar o acordo de trégua nesta sexta-feira (1º). Durante a madrugada, um foguete lançado da Faixa de Gaza foi interceptado pelas Forças de Defesa israelenses.
O lançamento do foguete contra Israel aconteceu pouco antes do fim do acordo de pausa na guerra, que estava programado para as 7h desta sexta, pelo horário local (2h em Brasília).
Sirenes de aviso de ataque foram acionadas em comunidades israelenses que ficam próximas ao enclave.
“O Hamas violou a pausa operacional e, além disso, disparou contra o território israelense. As Forças de Defesa de Israel retomaram o combate contra a organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza”, informaram os militares israelenses.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que, além do ataque contra Israel, o Hamas não libertou todas as mulheres reféns que deveriam ter sido soltas pelo último acordo.
O cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas durou sete dias e foi marcado pela troca de reféns que estavam sob o poder do Hamas por prisioneiros palestinos mantidos por Israel.
Além disso, durante a pausa, a Faixa de Gaza recebeu caminhões com ajuda humanitária destinada aos civis palestinos.
A trégua começou no dia 24 de novembro e teve o prazo prorrogado por duas vezes. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), durante a pausa na guerra mais de 80 reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro foram soltos.
FONTE/; O SUL