Serra catarinense tem geada em pleno verão
O verão ainda não engrenou nos estados do Sul do Brasil, mas um evento incomum foi registrado nesta quarta-feira em São Joaquim, em Santa Catarina. A cidade registrou uma geada durante a madrugada.
O clima gelado foi trazido por uma massa de ar frio e seco, impulsionada pela passagem de um ciclone extratropical pela região. Isso resultou na entrada do frio no continente, cobrindo os campos com uma fina camada de gelo, recriando a típica paisagem invernal da Serra Catarinense.
A geada foi percebida no Vale do Caminho da Neve, situado a três quilômetros do centro de São Joaquim. A estação do INMET registrou 4.7 °C no local. No entanto, essa não foi a temperatura mais baixa, pois a mínima foi registrada em uma estação próxima e ficou em 3,2 °C. Geada em pleno verão surpreendeu moradores de São Joaquim | Foto: Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br
Esta foi a 112ª geada registrada no ano de 2023 e marca 36 meses consecutivos com ocorrência de geada todos os meses no topo da Serra Catarinense desde janeiro de 2021. Vale destacar a incrível peculiaridade da Serra Catarinense em sempre surpreender quando o assunto é clima.
Fonte: C