Em 2023, o governo do Estado realizou sete missões internacionais para estreitar relações com importantes atores do cenário mundial

0

Em 2023, o governo gaúcho realizou sete missões internacionais com o intuito de estreitar relações com importantes atores do cenário mundial. A busca por ideias e soluções para diversas áreas governamentais, bem como a atração de negócios estiveram na pauta das reuniões realizadas durante as viagens.

Em janeiro, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite esteve reunido com autoridades de diversos cantos do planeta durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Três meses depois, em abril, representantes do governo gaúcho liderados pelo vice-governador Gabriel Souza participaram da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. Acompanhado pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, o vice-governador participou de atividades focadas na agenda global de descarbonização, transição energética e bioeconomia.

Leite, acompanhado dos secretários de Estado, esteve em Nova York, em maio. Na cidade norte-americana, as agendas foram focadas em tecnologia, inovação e atração de negócios. Durante as reuniões, o governador apresentou as potencialidades do Rio Grande do Sul como destino para aplicação de recursos e prospecção de oportunidades. A missão incluiu compromissos com executivos e direções de bancos e bigtechs, como Google, Oracle e Microsoft, além de encontros com empresários e investidores.

Encabeçada pelo vice-governador, uma missão à Espanha realizou agendas em Barcelona e Madri com foco em educação e inovação. Em Madri, os integrantes da comitiva acompanharam o South Summit e confirmaram a realização de mais uma edição do evento em Porto Alegre, em 2024. Também realizaram encontros com a Embaixada do Brasil na Espanha e foram recepcionados pelo rei espanhol, Felipe 6º.

Em julho, uma comitiva liderada por Eduardo Leite viajou à Argentina com o compromisso de fortalecer laços comerciais e institucionais com o país vizinho. Além de reuniões com representantes do governo argentino, entre eles o então presidente Alberto Fernández, Leite participou de audiências com empresários e líderes setoriais.

Durante o mês de novembro, outras duas missões aconteceram em sequência. Com secretários e lideranças da iniciativa privada e do governo compondo a comitiva, o vice-governador embarcou para a China, onde participou de agendas focadas na abertura de mercados e negócios de setores como agricultura, infraestrutura, logística e energia, além de participar do estande institucional do Rio Grande do Sul na China International Supply Chain Expo (Cisco). Na sequência, Souza viajou para Dubai, onde participou da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28), onde apresentou as ações do Estado para o clima.

Fonte: O Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com