Chuvas no Rio Grande do Sul: “Pediremos ajuda do governo federal para reconstruir”, diz o governador Eduardo Leite
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (17), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que pedirá ajuda financeira ao governo federal para realizar obras de reconstrução.
“O governo do Estado já portou do seu próprio orçamento quase 300 milhões de reais, que não estavam no planejamento orçamentário, para poder oferecer ajudar aos municípios, hospitais, estradas e famílias afetadas. Naturalmente, a gente não consegue fazer tudo isso sozinho e precisamos também do apoio do governo federal”, explica.
Segundo Leite, pelo menos 32 municípios já pediram apoio financeiro do estado e esse número ainda deve crescer.
Temporal de terça-feira
Nesta terça-feira (16), o governador explica que “um sistema de baixa pressão veio da fronteira oeste, pegou a região da fronteira com a argentina, foi para o centro, atingiu a cidade de Santa Maria, o coração do Rio Grande do Sul, e depois foi avançando para a região metropolitana”.
Foram registrados ventos acima de 100mk/h em algumas localidades. Em Porto Alegre, o maior registro de vento foi de 89 km/h.
A velocidade das rajadas gerou a queda de árvores, placas e telhados, além de ter comprometido a rede de energia, afetando a comunicação e a distribuição de água. “Vamos trabalhar para restabelecer o mais rápido possível a normalidade nas principais cidades do estado”.
“Estamos atuando na limpeza de obstáculos, para restabelecer fluxo nas principais vias, e no restabelecimento de energia. Além disso, fazemos um levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade que precisam de apoio humanitário, como alimentos, telhas e lonas”, relata o governador.
Alerta para novos temporais
Leite reforça o alerta para a possibilidade de novas tempestades. “Durante essa quarta-feira (17) ainda devemos enfrentar volumes de chuvas e até ocorrência de novos temporais no final do dia, na região metropolitana e na região nordeste do estado”.
“A gente chama a atenção da população que hoje ainda temos a possibilidade de ocorrência de temporais no final do dia. Pessoas que puderem evitar deslocamentos para se protegerem, não tem porque se expor a um risco desnecessário, principalmente no final da tarde”, relata Leite.
Na quinta-feira (18), o governador alerta para a possibilidade de impacto nos rios na região metropolitana, nordeste do Estado e litoral norte. “O acumulado deve chegar a 150 ou 200 milímetros, isso pode fazer com que haja elevação no nível dos rios em determinas localidades”, alerta.
Fonte: O Sul