Aeroporto de Passo Fundo supera projeção e soma mais de 240 mil passageiros em 2023
Desde a inauguração do novo terminal, em 20 de janeiro de 2023, até o último dia do ano passado, mais de 240,4 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, no norte gaúcho. O número, que inclui embarques e desembarques, é quase o dobro que o previsto pelo governo do RS no plano de concessão, que estimava que 125 mil passageiros passassem pelo terminal ao longo do ano passado.
Em junho de 2023, quando o plano foi divulgado em audiência pública na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, o governo estimava ainda que o número de passageiros do aeroporto só alcançaria a marca de 240 mil em 2032. Além disso, a previsão era que o total de embarques e desembarques crescesse 4,2% até 2053, quando haveriam 452 mil passageiros por ano.
Segundo os dados da Infraero, a atual responsável pela administração do aeroporto, 21.314 passageiros passaram pelo terminal só em dezembro de 2023. Em 2022, foram 84.064 pessoas ao longo de todo o ano.
Os números que superam as expectativas têm a ver com a localização estratégica da cidade e, por consequência, do aeroporto, disse o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Evandro Silva. Segundo ele, o terminal de Passo Fundo contribui para o desenvolvimento local, especialmente depois da reforma.
— Nosso aeroporto induz novos negócios e empreendimentos, pois as empresas de médio e grande porte de todos os segmentos preferem investir em municípios com aeroportos estruturados. Isso facilita o trânsito de funcionários, clientes e fornecedores e, com a atração de novas empresas, gera-se mais empregos e renda — observou.
Potencial de negócios
As empresas enxergam esse potencial. Para atender a demanda em razão da Expodireto Cotrijal, de 4 a 8 de março, a companhia aérea Azul anunciou 11 voos extras de Campinas (SP) a Passo Fundo no período. A feira, que é uma das maiores do agronegócio do Brasil, acontece em Não-Me-Toque, a 65 quilômetros de Passo Fundo.
— É animador ver que as companhias aéreas reconhem a Expodireto Cotrijal como uma oportunidade para oferecer mais voos durante esse período, principalmente os que fazem viagens pela manhã com retorno à noite, porque muitos empresários, de diversas empresas nacionais e internacionais, produtores e expositores, precisam de agilidade na logística — disse o presidente do evento, Nei Mânica.
Em 2023, mais de 263 mil pessoas passaram pelo parque da Expodireto Cotrijal durante os cinco dias de feira. A feira teve recorde: foram mais de R$ 7 bilhões em negócios.
Mas, além da feira, o aeroporto também facilita a vida da população regional, seja a trabalho ou lazer. Um exemplo é a arquiteta Victória Carbonera, que mora em São Paulo (SP) e visita familiares em Passo Fundo com frequência.
— O antigo terminal estava precário. Agora melhorou bastante com os voos das companhias que antes não operavam aqui. Para mim, que venho direto ver a família, facilita e muito. A única questão que ainda me deixa apreensiva é a incógnita da pista, pois às vezes o avião não consegue pousar ou até mesmo decolar, como aconteceu comigo há algumas semanas — lembrou.
Fonte: GZH