Chuva em grande volume atinge cidades do Rio Grande do Sul

0

Chuva volumosa atingiu diversas cidades gaúchas na segunda-feira e nas primeiras horas desta terça-feira. Em razão do mau tempo, vários municípios gaúchos anotaram mais de 50 mm e alguns pontos chegaram a ter mais de 100 mm. Precipitações torrenciais causaram alagamentos em algumas localidades, risco que era antecipado pela MetSul Meteorologia.

Na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os mais altos acumulados em 24 horas até o início desta terça foram de 189 mm em Nova Palma. 113 mm em Faxinal do Soturno, 95 mm em Arroio Grande, 93 mm em Camaquã, 88 mm em Itaqui, 84 mm em Entre-Ijuís, 64 mm em Arroio do Tigre e Passo Fundo, 59 mm em Segredo, 57 mm em Santa Maria, 55 mm em Uruguaiana, 51 mm em Ijuí e 50 mm em Passo Fundo.

O prefeito de Nova Palma, André Luiz Rossato, disse que apesar do grande volume de chuva na cidade, houve alagamentos pontuais. Segundo ele, o prejuízo maior foi registrado em estradas. “Os vários estragos para nós foram, principalmente, nas estradas do nosso interior, todas as estradas de chão, as quais já estavam preparadas para que os nossos agricultores conseguissem transitar em estradas boas, já que a safra da soja se aproxima”, detalhou.

A MetSul Meteorologia destaca que o risco de chuva localmente forte a intensa segue hoje no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, que até agora tiveram pouca chuva, há risco de períodos de chuva moderada a forte no decorrer desta terça-feira em alguns pontos.

Em razão disso, a Defesa Civil de Porto Alegre manteve o alerta meteorológico para esta terça-feira, com temporais que podem fazer o volume de chuva chegar a 70mm na Capital. O aviso é válido até às 23h e prevê, inclusive, incidência de raios e ventos intensos, como destacou o diretor da Defesa Civil do município, coronel Evaldo Rodrigues: “Rotineiramente monitoramos as condições meteorológicas e diante das indicações dos órgãos oficiais de meteorologia, nós emitimos um alerta preventivo com duração até às 23h. As equipes da prefeitura estão de prontidão para uma possível atuação”.

Ainda segundo o comunicado, pode ocorrer queda de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos, especialmente nas áreas de risco da cidade.

O órgão orienta que as pessoas evitem transitar na rua durante o período do alerta, abriguem-se em local seguro, mantenham-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias. Além disso, recomenda que não entrem em alagamentos, observem alterações nas encostas e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, os telefones da Defesa Civil (199) ou do Corpo de Bombeiros (193) estão à disposição dos cidadãos que desejarem entrar em contato.

FONTE: CP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com