RS terá predomínio de sol no sábado de final do Gauchão, antes de risco de temporais no domingo
O sábado da final do Gauchão será com predomínio do sol no Rio Grande do Sul. Haverá períodos de céu claro e outros de nuvens esparsas. Em Porto Alegre, onde o Grêmio busca o hepta, contra o Juventude na Arena, sol com 27ºC às 16h. Em Caxias do Sul, do adversário Juventude, dia de sol e agradável que começa frio.
O começo deste sábado, aliás, terá temperatura baixas e um friozinho na Campanha e Serra. A tarde é agradável na maioria das cidades, mas o Noroeste tem calor. No final do dia, não se afasta chuva na Fronteira Oeste antes de um domingo de intensa instabilidade.
As mínimas rondam os 12ºC em Santana do Livramento e Caxias do Sul e os 11ºC em São José dos Ausentes e Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30ºC em Cruz Alta e 34ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros se alternam entre 17ºC e 27ºC.
A MetSul Meteorologia alerta que este domingo será de muito alto risco no RS, com previsão de ocorrência de chuva forte a localmente intensa e possibilidade de temporais isolados em diversas regiões. Não se descarta muito raios e episódios de queda de granizo e rajadas de vento forte.
O que vai acontecer? Uma área de baixa pressão cruzará o Rio Grande do Sul de Oeste para Leste no decorrer do domingo, o que formará nuvens muito carregadas. As nuvens de grande desenvolvimento vertical, com até 10 a 15 quilômetros de altura, serão capazes de provocar a chuva forte e os temporais.
A tendência é que a instabilidade inicialmente atinja o Oeste gaúcho ainda na madrugada e se intensifique sobre o estado no decorrer do dia, à medida que a área de baixa pressão avança de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul. No fim do domingo, o centro de baixa pressão já vai estar sobre o mar e a instabilidade terá cedido na maioria das cidades, embora ainda chova à noite em alguns pontos.
De acordo com a análise da MetSul, as regiões de maior risco neste domingo são o Oeste, o Centro, áreas da Campanha mais próximas do Centro gaúcho e a Metade Norte. Isso inclui os vales, a cidade de Porto Alegre, a área metropolitana e o Litoral Norte. Porto Alegre tem alto risco de chuva por vezes forte a ocasionalmente torrencial, não se descartando a possibilidade de vento forte. O período de maior risco na capital será entre a metade da manhã do domingo e meio da tarde.
Fonte: CP