Grêmio recebe Juventude em busca do heptacampeonato gaúcho

0

Dezessete anos depois, Grêmio e Juventude voltam a definir o campeão gaúcho. Neste sábado, o Tricolor recebe o Papo, às 16h30min, na Arena. Após empate por 0 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, uma vitória simples para qualquer uma das equipes dará o título estadual de 2024. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Desde 2018, a hegemonia do Rio Grande do Sul é do Grêmio. Atual hexacampeão gaúcho, o Tricolor sonha com o segundo heptacampeonato na sua história. Porém, para isso, terá que derrotar um bravo Juventude, que tenta voltar a fazer história, assim como em 1998. O Papo conquistou apenas uma vez o Estado, por curiosidade, também em Porto Alegre, mas contra o Inter. Dessa vez, vai procurar surpreender na Arena para igualar ao Guarany de Bagé, o único bicampeão gaúcho do interior.

O duelo deste sábado é mais especial para dois personagens que estarão à beira do gramado: Renato Portaluppi e Roger Machado. Duas figuras forjadas embaixo das arquibancadas do saudoso estádio Olímpico Monumental e que, agora, vão estar de lado opostos. Como técnico, Renato busca o quinto título gaúcho, enquanto Roger tenta o segundo. Em todas as vezes, ambos foram campeões pelo Tricolor. Neste sábado, porém, Roger Machado vai procurar ser campeão vestindo as cores verde e branco do Juventude.

Pelo lado do Grêmio, Renato tem apenas uma dúvida na equipe que vai colocar em campo. Recuperado de lesão muscular, Geromel tem treinado com bola, no CT Presidente Luiz Carvalho, desde quarta-feira e está relacionado para a partida. Caso ele comece, Rodrigo Ely, que foi titular em Caxias do Sul, irá para o banco de reservas. O zagueiro, inclusive, poderá estar diante da chance de conquistar o seu último título com a camisa tricolor. Com contrato somente até junho, o camisa 3 tem futuro indefinido no clube, podendo chegar ao fim a sua trajetória de mais de dez anos na Arena.

Na lateral esquerda, Mayk retorna de suspensão, assumindo, naturalmente, o lugar de Fábio, que foi utilizado improvisado no Alfredo Jaconi. No mais, a escalação deverá ser a mesma que começou em Caxias do Sul. Ainda sem reunir as melhores condições, o venezuelano Soteldo iniciará no banco de reservas, sendo opção para o decorrer do jogo. “Lá (Arena) a gente sabe que precisa jogar mais, o gramado vai favorecer o bom futebol, até para a parte do Juventude também”, projetou Renato, em entrevista coletiva após o último sábado.

O Juventude, que chegou a Porto Alegre nessa sexta-feira à tarde, poderá repetir a mesma escalação do primeiro duelo da final. Roger Machado deverá ter à disposição o atacante Edson Carioca. Ele sentiu uma fisgada na coxa no confronto da semana passada no Alfredo Jaconi, mas está com a delegação jaconera e tem boas chances de começar na Arena. Erick Farias, criado na base gremista, é a opção imediata no plantel.

O único desfalque confirmado é o zagueiro Danilo Boza, com lesão muscular. Rodrigo Sam irá seguir como titular, ao lado de Zé Marcos na zaga. Uma novidade na delegação é o volante Mandaca, recuperado de lesão, que fica como opção no banco.

Com quatro gols, Gilberto é o vice-artilheiro do Gauchão, atrás de dois oponentes deste sábado: Cristaldo e Diego Costa, que somam cinco bolas na rede. O camisa 9 é a principal esperança de gols do Papo na Arena.

“Nós fizemos um jogo hoje (sábado) do mesmo nível, isso que nos credencia e nos anima para o jogo de volta. O grupo cresce”, projetou Roger, em entrevista coletiva após o empate por 0 a 0, na primeira partida.

Com todos os ingressos esgotados ainda na quarta-feira, a Arena vai estar lotado. São esperados mais de 50 mil torcedores, o maior público deste ano. Como visitante, o Juventude terá direito a dois mil lugares. O clube da Serra tentou até a sexta-feira ter direito a mais lugares na arena tricolor, porém sem sucesso. Por questões de segurança, a Brigada Militar vetou.

Final do Gauchão 2024

Grêmio
Caíque; João Pedro, Geromel (Rodrigo Ely), Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavón, Gustavo Nunes e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.

Juventude:
Gabriel; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Edson Carioca e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS-Fifa)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Data e hora: 06 de abril, sábado, às 16h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Fonte: CP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com