Grêmio perde em casa para o Huachipato e se complica na Copa Libertadores da América
Em noite de golaços na Arena, o Grêmio foi derrotado pelo Huachipato (CHI) por 2 a 0 nessa terça (9), em partida válida pela segunda rodada da Copa Libertadores da América. Loyola marcou para os visitantes no início do primeiro tempo. O Tricolor teve anulado por impedimento o que seria o gol de empate e em seguida, Montes ampliou para os chilenos.
Partida
Embalado pela recente conquista do heptacampeonato gaúcho, o Grêmio contou com o apoio da sua torcida para alcançar o primeiro triunfo na Libertadores. Renato escalou um time diferente daquele que enfrentou o Juventude na grande final do Estadual. O comandante mandou a campo Marchesín, Rodrigo Ely, Du Queiroz, Galdino e Soteldo nas vagas de Caíque, Kannemann, Pepê, Gustavo Nunes e Pavón.
Antes do primeiro minuto, Soteldo quase abriu o marcador. Após cruzamento na área, o venezuelano cabeceou uma bola na trave. O lance agitou a equipe, que tentou ter o domínio do jogo, mas enfrentou dificuldades para ficar no campo ofensivo. Aos poucos os chilenos implementavam o seu ritmo em plena Arena.
Aos 12 minutos, após cobranças de falta e lateral em sequência, o Huachipato abriu o placar. Maxi Rodríguez brigou no alto e a bola sobrou limpa para Loyola bater de primeira e vencer Marchesín. A partida ficou interrompida por 4 minutos para checagem do VAR para possível impedimento do ataque chileno.
A resposta do Grêmio foi imediata. Da entrada da área, Galdino bateu e o goleiro Parra espalmou. No rebote, Soteldo driblou marcador e cruzou para Diego Costa cabecear, mas Malanca salvou em cima da linha.
O argentino Cristaldo, aos 26, teve uma chance claríssima de gol. Na marca do pênalti, ele recebeu cruzamento rasteiro do lateral-direito João Pedro e mandou para fora. Na lateral-esquerda, o técnico Renato foi obrigado a substituir Mayk, lesionado.
O substituto, Cuiabano, logo mostrou as suas credenciais. Após boa troca de passes, ele cruzou na medida para Cristaldo, que novamente perdeu uma chance incrível. Na sequência, Villasanti deu um toque de calcanhar na bola e empatou o marcador. Novamente o VAR em ação. O lance foi checado e invalidado por impedimento. A bola tocou em Cristaldo, que estava caído na linha do gol após a finalização do camisa 20 Tricolor.
Para piorar a situação gremista, aos 51 do primeiro tempo, após uma cobrança de lateral feita na área do Tricolor, Montes pegou o rebote e acertou um lindo chute no canto de Marchesín.
Insatisfeito com a atuação da equipe, Renato mexeu no intervalo. O técnico sacou Geromel e Galdino para as entradas de Pepê e Gustavo Nunes. Villasanti foi recuado para formar a dupla de zaga com Rodrigo Ely.
O argentino Cristaldo teve a primeira chance da segunda etapa. A bola sobrou para o argentino na área após cobrança de falta. A finalização, no entanto, passou sem muito perigo da meta defendida por Parra.
Os chilenos também chegaram na bola parada. Após escanteio, Maxi Rodríguez recebeu na área e bateu cruzado. Marchesín defendeu parcialmente e Martínez perdeu no rebote. Minutos depois, o goleiro Tricolor foi driblado e Rodrigo Ely, de carrinho, evitou o terceiro gol adversário.
Aos poucos a partida foi perdendo o ritmo e as vaias da torcida aos jogadores foram se acentuando na Arena.
O resultado deixa o Grêmio na última colocação do grupo C com nenhum ponto conquistado. O próximo compromisso da equipe comandada por Renato Portaluppi será na estreia do Campeonato Brasileiro.
Neste domingo (14), o Grêmio enfrenta o Vasco da Gama no Rio de Janeiro a partir das 16h. O Tricolor só volta a campo pelo torneio sul-americano no próximo dia 23, contra o Estudiantes de La Plata, na Argentina.
Ficha técnica
– Grêmio: Marchesín; João Pedro, Geromel (Pepê), Rodrigo Ely e Van Van (Cuiabano); Du Queiroz, Galdino (Gustavo Nunes) e Villasanti; Cristaldo (Pavón), Soteldo (Nathan Fernandes) e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.
Huachipato: Parra; Loyola, Gazzolo, Malanca e L. Díaz; Santiago Silva, Jeisson Vargas (Jimmy Martínez) e Montes; Brea (Gutiérrez Jara), Cris Martínez e Maximiliano Rodríguez (Saez). Técnico: Javier Sanguinetti.
Arbitragem: Leoda González (URU), Carlos Barreiro (URU), Agustín Berisso (URU), Jose Burgos (URU) e Christian Ferreyra (URU).
Fonte: O sul