Cinema itinerante movido à energia solar é promovido em Tapejara

0

Na noite de segunda-feira, 13 de novembro, Tapejara viveu uma experiência cinematográfica única com a realização do CineSolarzinho, um evento que trouxe não apenas entretenimento, mas também educação ambiental e reflexões sobre sustentabilidade. A iniciativa, que contou com o patrocínio do Sicredi e o apoio da Gestão Big-Gipe, ocorreu no Complexo Educacional e Esportivo Albino Sossella.

Sessões para todas as idades

O evento contou com duas sessões de filmes infantojuvenis, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para as mais de 700 pessoas. Na primeira sessão, o público foi envolvido por curtas-metragens como “Nós e o Meio Ambiente”, que incluiu histórias como “Nana e Nilo”, “O Papagaio e a Pipa”, “O menino Leão e a Menina Coruja”, e “Tainá e a Chuva”. A segunda sessão, intitulada “Asas da Imaginação”, apresentou filmes como “Geração Alpha”, “Era uma Noite de São João”, e “Tom Tamborim”.

Energia limpa e renovável em foco

O diferencial do CineSolarzinho é ser o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O veículo, adaptado com placas fotovoltaicas no teto, carrega não apenas a estrutura do cinema, mas também se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. A experiência incluiu distribuição de pipoca e a oportunidade de visitar o furgão, encantando pessoas de todas as idades.

O CineSolar, em seus 10 anos de existência, já realizou cerca de 1.870 sessões em quase 600 cidades do país, atingindo mais de 284 mil pessoas. O projeto, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura, que percorrem o país graças ao patrocínio institucional da Mercedes-Benz e patrocínio solar da Clarios. O evento ainda promove ações em parceria com a Unesco Representação Brasil, a Unipaz, e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar.

Oficinema Solar

Durante o CineSolarzinho, também foi apresentado o vídeo do projeto Oficinema Solar, uma iniciativa que proporcionou aos alunos do 4º ano A da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental São Paulo uma experiência única de produção cinematográfica. Em parceria com o CineSolarzinho, os estudantes participaram de uma oficina de três horas, onde produziram seu próprio filme, explorando temas relacionados à sustentabilidade e energias renováveis.

A iniciativa não apenas ofereceu aos alunos a oportunidade de se tornarem cineastas em potencial, mas também os envolveu em discussões sobre questões sustentáveis, incentivando-os a se tornarem agentes de mudança em sua comunidade.

O evento contou com a presença de secretários, coordenadores, servidores municipais, vereadores, patrocinadores e apoiadores, destacando o compromisso conjunto com a promoção da cultura, educação ambiental e sustentabilidade em Tapejara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com