Ao lado do presidente da França, Lula diz que programa de submarino garante soberania brasileira no litoral

0

Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (27), que o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha, o Prosub, garante a soberania brasileira no litoral. A declaração foi feita durante o lançamento do submarino “Tonelero” em Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro.

“Hoje, com o complexo instalado aqui, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. O Prosub garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, disse Lula.

“Hoje é um dia memorável, porque eu tinha insistido para o presidente Macron vir ao Brasil, conhecer esse estaleiro, porque ele diz que é um dos mais modernos do mundo, mas eu disse para ele que se ele viesse, ele não iria ver um dos mais modernos, ele iria ver o estaleiro mais sofisticado desse século, construído aqui no Brasil para, junto com a França, construir o nosso primeiro submarino de propulsão nuclear”, acrescentou o mandatário.

De acordo com Lula, um país que quer proteger a soberania de seu povo tem que se preocupar com seus espaços aéreo, marítimo e terrestre, além das riquezas naturais.

“Mas, sobretudo, temos que nos preocupar com a tranquilidade de 203 milhões de brasileiros e nos preocupar com a tranquilidade que precisamos garantir ao planeta Terra, porque hoje nós sabemos que existe um problema muito sério de animosidade contra o processo democrático desse país, contra o processo democrático do planeta Terra”, ressaltou Lula.

Temos que aproveitar amizade para produzir Inteligência Artificial do bem, diz Lula
Ainda durante seu discurso no lançamento da embarcação, o chefe do Executivo reforçou que os laços entre Brasil e França, além da troca de conhecimentos científicos e tecnológicos, devem ser aproveitados para o desenvolvimento de “uma Inteligência Artificial do bem”.

“Temos que aproveitar essa amizade, esse entendimento, para que a gente possa fortalecer os dois países, trocar conhecimentos científicos e tecnológicos, para que a gente possa produzir uma Inteligência Artificial do bem, para ajuda a cuidar da saúde, ajudar o povo pobre, melhorar a descarbonização do planeta Terra. E não uma Inteligência Artificial para contar mentiras e fake news todo santo dia aos ouvidos e olhos de todos os seres humanos”, concluiu Lula.

Fonte: O Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com