Dia estadual do Sindicatário: em defesa da coletividade

0

“Trabalhar no STR me ensinou lições inestimáveis sobre solidariedade, resiliência, determinação e gratidão”, diz funcionária.

Sindicatários são trabalhadores que têm no seu ofício batalhar pelas lutas de todos os trabalhadores. O direito à sindicalização para estes trabalhadores foi uma conquista importante que aconteceu no dia 09 de maio de 2006 e, em 2011, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a reconhecer esta data como Dia Estadual do Sindicatário.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara e Santa Cecília do Sul, ao longo dos seus 61 anos contou com diversos servidores. Atualmente atuam no atendimento direto ao produtor Francieli Dallagnol, Claudia Fontana Petter e Flávia Conte. Elas compartilham um pouco desta jornada junto ao STR construída com muito amor e respeito.

A funcionária Francieli Dallagnol está há 18 anos no Sindicato e para ela este trabalho se tornou uma missão de vida. “Trabalhar lado a lado com agricultores e trabalhadores rurais, ouvindo suas preocupações e lutando por suas necessidades, me inspirou e me ensinou lições inestimáveis sobre solidariedade, resiliência, determinação e gratidão. Desde o momento em que entrei para a equipe, fui testemunha do poder coletivo desses trabalhadores e do impacto positivo que podemos alcançar quando nos unimos em prol de nossos direitos e interesses”, afirma.

Francieli também destaca o papel relevante do STR. “É uma voz poderosa para os trabalhadores rurais, lutando pela dignidade no campo. Participar e defender os direitos dos trabalhadores em meio a desafios únicos enfrentados pela comunidade rural tem sido uma responsabilidade que carrego com orgulho”, comenta.

Há 11 anos no STR, Claudia Fontana Petter, também é colaboradora e conta que o trabalho sindical lhe proporcionou muitas amizades. “É uma família que ganhamos e é gratificante ver o brilho nos olhos quando damos a notícia, por exemplo, de que estão aposentados”, conta Claudia ao lembrar dos atendimentos de encaminhamento de aposentadoria rural. Ela também enfatiza a importância de fazer parte do movimento sindical. “Aqui elas encontram um porto seguro, um local onde podem contar com nosso trabalho para auxiliá-los nas mais diversas áreas”, diz Claudia.

Para a jovem Flávia Alessandra Conte, atuar no STR tem sido uma experiência de vida importante para sua formação. “Trabalhar como colaboradora no sindicato tem sido uma oportunidade incrível e gratificante. Percebo o impacto positivo que o sindicato tem na vida das pessoas que representamos”, observa Flávia que trabalha há dois anos no STR Tapejara.

Os sindicatários possuem extrema relevância para o mundo do trabalho. “Queremos nesta data cumprimentar nossas colaboradoras em nome da diretoria do STR Tapejara e Santa Cecília do Sul e dos nossos associados. Reconhecemos o valor deste trabalho e a diferença que fazem na vida dos associados e associadas do STR”, destaca o presidente do STR Silvério Melara.

Redação: Fonte Ag. Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com